sexta-feira, 20 de novembro de 2015

RESULTADO DA AUDITORIA EXTERNA

 No dia 16/11/2015, foi realizada a 3º Auditoria de Manutenção da Certificação ISO 9001:2008.
 Fizemos um intenso trabalho de Auditoria Interna e melhoria nos procedimentos, porém nada disso impediu o registro de 3 não conformidades. Não vou negar, confesso que fiquei decepcionado no primeiro momento, mas depois aceitar a realidade.


 O registro das Não Conformidades, me fez refletir ainda mais sobre algumas questões que precisamos amadurecer na organização em que trabalho, tais como:


  • ACABAR COM A SÍNDROME PRÉ-AUDITORIA: quem aqui, nunca teve que vir trabalhar no fim de semana para resolver questões antes da Auditoria Externa ? Quem nunca teve de ficar até tarde da noite trabalhando para preencher registros ? Nós sabemos que o evento de Auditoria Externa envolve muitos fatores e REALMENTE NECESSITA DE UMA ATENÇÃO REDOBRADA, porém o fato de fazer essa CORRERIA PRÉ-AUDITORIA, NÃO SIGNIFICA QUE ESTAMOS FAZENDO UM BOM TRABALHO... Os processos devem fluir naturalmente e os registros devem ser preenchidos nos momentos reais (nada de registros retroativos!). Se o processo não está fluindo, significa que o procedimento não está adequado à realidade da organização e deve ser revisado (ajustado). A ISO 9001 e os Procedimentos não devem ser encarados como um fardo para os processos, eles devem ser ser a referência para a operação das atividades na empresa. O PROCESSO NÃO DEVE FUNCIONAR APENAS PARA MOSTRAR NAS AUDITORIAS...
  • TODOS DEVEM ESTAR COMPROMETIDOS COM A GESTÃO DA QUALIDADE: será que é certo deixar toda a responsabilidade de cumprir os requisitos da ISO 9001 e dos procedimentos à cargo do SGQ ? NÃO ! O SGQ deve ser o elo de ligação entre a ISO 9001 e os demais setores da organização... é essa integração entre ISO-SGQ-PROCESSOS que facilita a execução do ciclo vicioso de melhoria contínua (PDCA). Não adianta de nada, apenas o SGQ se preocupar com as Auditorias correndo atrás de todas as pendências... Mas a culpa dessa falta de comprometimento é nossa, profissionais da Qualidade, pois mesmo sabendo desse descaso dos demais processos, nós chamamos a responsabilidade e fazemos tudo sozinho... mas na verdade devemos TRABALHAR PERIODICAMENTE COM O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A QUALIDADE COM TODOS OS COLABORADORES DA ORGANIZAÇÃO !!! Só podemos alcançar a Qualidade, se todos estiverem comprometidos com a mesma causa (essa expressão já é conhecida por todos).

 Mais uma vez, a Auditoria Externa foi uma excelente fonte de reflexão e aprendizado... agora espero poder trabalhar em cima destes pontos para corrigir até a próxima AUDITORIA... para isso devemos começar o trabalho HOJE, e não apenas 1 ou 2 meses antes da AUDITORIA EXTERNA !



 

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

DIA MUNDIAL DA QUALIDADE

  Estamos em vésperas de uma Auditoria Externa aqui na empresa em que trabalho, e sendo assim estou com pouco tempo para elaborar mais publicações, porém hoje é uma data muito especial !!!


  O Dia da Qualidade é comemorado no Japão desde 1960. Em 1989 a Japanese Union of Scientists and Engineers - JUSE, a European Organization for Quality - EOQ e a American Society for Quality - ASQ propuseram à ONU a criação do Dia Mundial da Qualidade, ratificado em 1990.

Comemorado na segunda quinta-feira de novembro, durante a Semana Mundial da Qualidade. Dezenas de países utilizam a data para enfatizar a importância da Qualidade para a produtividade e a competitividade das organizações e nações, e consequente bem-estar da sociedade.

Resultado de imagem para QUALIDADE

 Essa data deve ser utilizada pelos profissionais da qualidade e pelas próprias organizações, como uma data em que a Qualidade e seus conceitos são disseminados. Logicamente que a Qualidade deve ser trabalhada diariamente, porém uma DATA INTERNACIONAL é um fator que influencia muito no trabalho de divulgação.

 A ABQ - Academia Brasileira da Qualidade - está realizando hoje, o II Seminário ABQ Qualidade Século XXI.
Banner Eventos

  Segue texto, retirado do site do evento:
"A Academia Brasileira da Qualidade (ABQ), em comemoração ao Dia Mundial da Qualidade, realizará o II Seminário ABQ Qualidade Século XXI - A Qualidade e a Realidade Brasileira (http://abqualidade.org.br/Eventos), no dia 12 de novembro próximo, na FIESP, em São Paulo, SP. O objetivo é enfatizar a importância da Qualidade para a produtividade e a competitividade das organizações e das nações, e consequente bem-estar da sociedade, o que, no caso brasileiro, é certamente oportuno neste momento.

O II Seminário ABQ Qualidade Século XXI reunirá temas muito relevantes a serem relevantes a serem abordados por alguns de seus Acadêmicos que dedicaram muito de suas vidas à Qualidade: Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto, Jorge Gerdau Johannpeter, Jairo Martins da Silva, Luiz Carlos do Nascimento, José Joaquim do Amaral Ferreira e Vicente Falconi."




PRÁTICAS SIMPLES RECOMENDADAS:
 - Para o ano que vem, pretendo implantar aqui na empresa em que trabalho, a SEMANA DA QUALIDADE (ao estilo das SIPATs), onde serão realizados palestras e eventos especiais para disseminar a Cultura da Qualidade na organização;

- Para esse ano, optamos pelo simples mais efetivo: elaboramos uma apresentação em Power Point, sobre o World Quality Day e alguns conceitos de Qualidade, e enviamos por e-mail para todos colaboradores. Além disso, distribuímos cartazes em cada setor da empresa.

 Logo após o envio do e-mail, muitas pessoas retornaram, nos parabenizando pela data. Isso demonstra que todos têm noção da Importância da Qualidade para a sobrevivência da Organização, porém muitas vezes esses colaboradores ficam ilhados, sem comunicação com a Qualidade. Por isso que os Profissionais da Qualidade devem ter a responsabilidade de ser o elo de ligação entre Qualidade x Colaboradores... essas práticas de divulgação, treinamentos e palestras, podem ser ações simples, mas acabam demonstrando que a organização se compromete e se preocupa com a QUALIDADE...

FELIZ DIA DA QUALIDADE À TODOS !
Resultado de imagem para QUALIDADE


quarta-feira, 28 de outubro de 2015

DETETIVE GORDON E A BUSCA PELA MELHORIA CONTÍNUA

Resultado de imagem para gotham

Na aclamada série Gotham, acompanhamos os eventos ocorridos em Gotham City, antes da existência do Batman. O protagonista é o jovem detetive James Gordon, que ainda é novato no DPGC (Departamento de Polícia de Gotham City) e acabara de descobrir o quanto que a cidade está submersa em crimes e corrupções.
             
           A cada dia de trabalho, James Gordon vai compreendendo que existe uma rede de crimes interligados na cidade, que se resume no duelo entre duas famílias da máfia que disputam o controle sobre a cidade (Falcone x Maroni).
Resultado de imagem para gotham gordon
               
Mas o que James Gordon têm a ver com a Gestão da Qualidade ?
                
    De forma ilustrativa, nós (profissionais da qualidade) podemos imaginar que estamos na pele do detetive Gordon, onde diariamente devemos investigar crimes na cidade (detectar e analisar não conformidades), mesmo sabendo que o prefeito (alta administração) não está tão comprometido com a lei (norma ISO 9001).

Mesmo não tendo o apoio integral das autoridades, Gordon usa sua coragem e força de vontade para se motivar à fazer seu serviço diariamente da melhor forma possível.

Ou seja, mesmo quando não temos o devido apoio e comprometimento da direção, devemos ter consciência que devemos dar o nosso melhor pela nossa organização. Gordon quer tornar Gotham um lugar melhor e ele acredita profundamente nisso... nós devemos pensar assim também.

Assim como James Gordon, não podemos desistir de tentar melhorar nossas organizações. Temos de ter noção de que estamos ali para resolver problemas, assim como Gordon tem ciência que trabalha para prender criminosos e investigar crimes.

Sabemos que assim como na série, os detetives e os profissionais da qualidade não terão uma vida fácil, pois devem trabalhar pesado para manter a ordem.

Resultado de imagem para gotham


DEVEMOS ACREDITAR E PRINCIPALMENTE QUERER MELHORAR NOSSAS ORGANIZAÇÕES !!!

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

ISO 9001 - SURVEY 2014

 Saiu o resultado da atualização dos dados de certificações das normas ISO 9001 nos países, publicada pelo própria entidade.
 Não obtivemos mudanças nos 4 primeiros colocados (China, Itália, Alemanha e Japão) em relação à Survey de 2013.
 Como destaques em relação ao ano passado temos Austrália e Brasil:

  • Austrália: país com maior variação positiva de certificações (50%). Eram 13.123 empresas certificadas em 2013 e em 2014 alcançou a marca de 19.731.
  • Brasil: país com maior variação negativa de certificações (-18%). Eram 22.128 empresas certificadas em 2013 e em 2014  a marca caiu para 18.201.
Segue abaixo os principais países:



terça-feira, 29 de setembro de 2015

Sherlock Holmes – O Maior Analista de Qualidade de Todos os Tempos !

William Scott Sherlock Holmes, ou apenas Sherlock Holmes, é um personagem literário histórico, criado por Sir Arthur Conan Doyle em 1887.


            A primeira aparição do grande detetive, foi na revista Strand Magazine, que continha o romance intitulado “Um Estudo em Vermelho”, onde toda a capacidade e potencial do personagem foram exploradas.

Resultado de imagem para sherlock holmes ilustrações

Sherlock Holmes ficou mundialmente conhecido, por ser o maior DETETIVE de todos os tempos (da ficção ou não) que o mundo já conheceu. Mas isso se deve muito à sua diferenciada capacidade de Dedução e Raciocínio Lógico.

MAS QUAL O SENTIDO DA ANALOGIA DE HOLMES COM A QUALIDADE?
Resultado de imagem para sherlock holmes ilustrações

1.    Primeiramente, muito antes da publicação da norma ISO 9001 e da definição dos Princípios de Gestão da Qualidade, Holmes só tomava uma decisão à partir de uma abordagem ESTRITAMENTE FACTUAL E BASEADO EM DADOS;

2.    Holmes era um apaixonado pelo seu trabalho, e cada vez lhe encarregavam um novo caso (Não Conformidade), o detetive se motivava profundamente para investigar (analisar) e desvendar (solucionar);

3.    Sherlock Holmes catalogava e registrava uma miríade de informações de seus casos investigados, pois acreditava que tudo que ocorre no presente pode ser relacionado ou apresentar semelhanças com algo que já aconteceu. Nós, Analistas de Qualidade, não devemos coletar dados e registros para referenciar futuras análises ?

o   LEMBRETE: Estudo de Santayana: O filósofo George Santayana observou certa vez que: “Aqueles que não conseguem se lembrar do passado estão condenados à repeti-lo”.
§  Este estudo foi nomeado por Juran, para ilustrar a situação que muitas empresas vivem. A empresa passa por determinada dificuldade à muito tempo, existe um histórico com estes dados, porém não há um funcionário competente para analisar este histórico e implantar uma ação para modificar este resultado.


INVESTIGAÇÃO CRIMINAL X ANÁLISE DE CAUSA RAÍZ?
Resultado de imagem para sherlock holmes

Quando Sherlock Holmes vai investigar um determinado causa, ele se utiliza de inúmeros modelos mentais elaborados por ele mesmo, para facilitar seu raciocínio durante a investigação.

Estas relações que fiz de Sherlock Holmes com a Qualidade, foram feitas também por José Antonio Batista, em um de seus artigos, com uma abordagem mais específica para Análise de Causa Raíz:

·         - Sherlock Holmes tinha paixão pelo conhecimento exato e preciso. (Um Estudo em Vermelho) – Isto implica em dizer que devem ser coletados dados que comprovem a hipótese antes de determinar a causa raiz numa análise.

·         -  Acreditava que investigando 1000 crimes teria informação suficiente para solucionar o 1001º crime. (Um Estudo em Vermelho) – Examine dados de eventos similares pois estes ajudarão a aprimorar o processo de análise.

·         -  Acreditava que o mundo está repleto de coisas óbvias que ninguem, por qualquer motivo, observa. (O Cão dos Baskervilles) – Isto implica em não aceitar a primeira explicação, sem atentar para todos os detalhes. Pode-se mencionar também algumas citações do personagem que que se aplicam integralmente na Análise de Causa Raiz.

·        -  “É um erro capital teorizar antes de se ter os dados. Insensivelmente, começa-se a distorcer os fatos para adaptá-los às teorias, em vez de fazer com que as teorias se adaptem aos fatos.” – (Um Escândalo na Boêmia).

·         -  "Dados! Dados! Preciso de dados! Não posso fazer tijolos sem barro!" –(The Adventure of the Copper Beeches).

·         -  "Jamais arrisco um palpite. Isso é um hábito chocante... fatal para a capacidade de raciocinar logicamente." (O Signo Dos Quatro).

·        -   “Quando você elimina o impossível, o que restar, não importa o quão improvável, deve ser a verdade.” – (O Cão dos Baskervilles – Sherlock Holmes).



APRENDA A PENSAR COMO SHERLOCK HOLMES, O ANALISTA DE QUALIDADE PERFEITO !

Segundo Maria Konnikova, autora do livro “Perspicácia – Aprenda a Pensar como Sherlock Holmes”, pensar e observar como Sherlock Holmes é o melhor caminho para uma vida com mais acertos e menos problemas no trabalho. O sistema de pensar de Holmes é mais analítico, dedutivo e ambicioso.
A autora ainda elencou, seis dicas de como podemos nos aproximar à forma de pensar do grande personagem:

            1º VÁ COM CALMA: não tome decisões sem antes refletir bastante. A intuição costuma errar com frequência.

            2º DESCANSE A CABEÇA: um bom exercício para melhorar a concentração e a capacidade de observação é parar por 10 minutos no dia, fechar os olhos e prestar atenção apenas em sua respiração.

            3º SELECIONE: concentre sua atenção nas informações que realmente ajudarão você a resolver o problema em questão. Ignore o resto.

            4º CONTENHA SEUS IMPULSOS: avalie todas as opções antes de agir. Isso aumenta as chances de acerto.

            5º TREINE A OBSERVAÇÃO: olhe para as coisas com atenção e faça as perguntas certas. Não é possível montar o quebra-cabeça se você não tiver todas as peças.

            6º NÃO SE CENSURE: não descarte ideias que à primeira vista parecem absurdas ou impossíveis. Elas podem ser o caminho para uma solução criativa.


ELEMENTAR, CARO AMIGO PROFISSIONAL DA QUALIDADE.
Vamos exercitar nosso lado Sherlock Holmes para melhorarmos nossa eficácia de análise e investigação de causa raiz !

Resultado de imagem para sherlock holmes ilustrações



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
·         Artigo: A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE CAUSA RAIZ (ROOT CAUSE ANALYSIS) NA MELHORIA DO DESEMPENHO DA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL. José Antonio Batista. Abraman.

·         Matéria: Livro sugere pensarmos como Sherlock Holmes para uma vida com mais acertos. Graziele Oliveira. Revista Época. 24/04/2015.

·         Livro: Perspicácia: Aprenda a pensar como Sherlock Holmes. Maria Konnikova. 2013. Elsevier.