Quais as
atribuições do Analista da Qualidade? Qual deve ser o perfil deste
profissional? Qual a importância deste cargo para a manutenção e melhoria do
Sistema de Gestão em uma organização? Buscaremos esclarecer neste artigo, estas
e outras perguntas relacionadas à este cargo que é fundamental para conduzir e
disseminar a Qualidade em um ambiente de trabalho.
1
- “O Analista da
Qualidade é, em muitas organizações, o profissional que faz acontecer tudo
relativo à Qualidade: mapeia e verifica os processos; analisa não conformidades
e investiga causas; redige e revisa procedimentos da área e avalia os de outras
áreas relacionadas com a Qualidade. Precisa se manter atualizado com respeito
às normas da área e controla estes e outros documentos importantes do SGQ. Ele
também prepara treinamentos e palestras de conscientização necessária à
Qualidade, além de conduzir reuniões de CCQ, brainstorms, etc. Faltou alguma
coisa?
Conhecimento
e competências
Não existe
regulamentação específica ou certificação para este cargo, mas é comum que lhe
seja exigido no mínimo o curso técnico na área da Qualidade, quando não
formação superior em Administração. Também é necessário dominar as ferramentas
básicas da Qualidade (no mínimo) e, dependendo do ramo de atuação da empresa, precisará
também conhecer FMEA, MASP, 8D, Lean e Six Sigma.
Uma pós-graduação em
Gestão da Qualidade é o caminho natural para a evolução desse profissional.
Dentre suas competências, precisa ter boa comunicação, capacidade analítica,
visão sistêmica, bom relacionamento para transitar bem em todos os níveis da
organização.”
2
– “O analista de qualidade é o responsável por analisar os
procedimentos realizados em uma empresa através de auditorias, sejam elas
internas ou externa. Esse profissional tem o objetivo de controlar o desempenho
e evitar que a empresa ande fora dos padrões que foram estabelecidos e caia em
não conformidades. O analista de qualidade é responsável por elaborar,
coordenar e executar tudo em uma empresa que tenha relação com as atividades
associadas à área de qualidade, tomando como base as políticas
pré-estabelecidas pela empresa.
É papel do analista de
qualidade identificar falhas que possam ocorrer dentro de uma empresa e, mais
do que isso, esse profissional deve oferecer meios para que essas falhas sejam
corrigidas.
Confira abaixo algumas
atividades que estão sob a responsabilidade de um analista de qualidade:
• Formular relatórios
relacionados ao desempenho da empresa;
• Instruir as demais
áreas sobre os assuntos relacionados à qualidade;
• Elaborar manuais de:
qualidade, organização, políticas, padronização, procedimentos;
• Identificar não
conformidades;
• Acompanhar procedimentos
em andamento, visando sempre manter a qualidade do processos;
• Elaborar, acompanhar e
monitorar todos os indicadores de qualidade.
Esse profissional deve
ter em mente que uma empresa precisa de todos os setores trabalhando em unidade
para obter o êxito em qualidade, para isso ele precisa ter uma boa comunicação
com todos os setores da empresa, assim conhecerá as falhas e proporá solução de
forma mais eficaz, isso evitará que o setor e, consequente, a empresa entre em
não conformidades.”
Vimos
que no geral, os conceitos sobre o Analista da Qualidade são bem parecidos. Mas
agora darei o meu ponto de vista prático.
Eu
trabalho como Analista da Qualidade
em uma Metalúrgica de fundição, certificada ISO 9001 desde 2001, com mais de
180 funcionários.
A
fim de contextualizar a estrutura da empresa, irei descrever algumas situações.
A empresa possui uma série de produtos (mais de 8000 códigos de peças
cadastradas no sistema), que de acordo com a Curva ABC, o PCP estabelece quais
produtos possuem mais fluxo de saída e devem ter um estoque para atender os
clientes à pronta-entrega. Desta forma, há pedidos na fábrica que são para
estoque e outros que possuem pedidos associados. Os lotes que possuem pedido
associado são tratados como prioridade (P1). A fundição de peças contempla as
seguintes etapas como processos:
1 – Modelaria: faz os modelos (geralmente de
madeira), que representam o perfil da peça. Com apenas um modelo, é possível
fabricar inúmeros moldes;
2 – Moldagem: utiliza os modelos para preencher de
areia, formando os moldes;
3 – Vazamento: o material (aço, ferro cromo,
manganês, etc.) é preparado no forno, quando o metal líquido atingir uma
temperatura adequada o material é transferido para o molde;
4 – Desmoldagem: processo no qual os moldes são
quebrados para retirar as peças brutas;
5 – Rebarbação: processo de acabamento nas peças, onde
são retiradas as rebarbas e há o preenchimento com solda nos pontos onde faltam
material;
6 – Usinagem: processo de retirada de material,
principalmente com a intenção de alinhar as peças e abrir furos (pois na
fundição, as tolerâncias dimensionais não são tão finas);
Além
disso, há os processos de apoio, como Controle da Qualidade, Expedição,
Almoxarifado, Aquisição, PCP, Engenharia, RH, Vendas, etc.
Agora
que temos condição de visualizar a complexidade da organização, irei descrever
as minhas atividades, enquanto Analista da Qualidade:
·
CONTROLE DOS REQUISITOS DA NORMA ISO
9001: uma das
atividades fundamentais do SGQ, pois verifica-se quais os requisitos que a
organização atende e quais itens que devem
ser adequados. Não é uma
atividade muito visível pois funciona no estilo PDCA, ou seja, executamos
automaticamente de acordo com o fluxo das atividades;
·
CONTROLE DE DOCUMENTOS: controle das revisões dos documentos,
controle de distribuição de cópias, emissão ou revisão, controle de
armazenamento e descarte;
·
CONTROLE DE AÇÕES CORRETIVAS OU PREVENTIVAS:
acompanhamento da
implantação das ações, verificação da eficácia das ações, análise de causa das
não conformidades;
·
CONTROLE DE RECLAMAÇÕES: condução das análises das reclamações
dos clientes;
·
AUDITORIAS INTERNAS: auxilio ao auditor líder para
elaborar o plano da Auditoria Interna. Acompanhamento das auditorias. Condução
das Não conformidades, observações e oportunidades de melhoria registradas nas
auditorias;
·
AUDITORIAS EXTERNAS: Acompanhamento das auditorias e
condução das não conformidades, observações e oportunidades de melhoria
registradas nas auditorias;
·
INDICADORES DA QUALIDADE: Compilação dos dados referentes aos
indicadores da Qualidade, elaboração e distribuição dos gráficos;
·
ANÁLISE DOS PROCESSOS: elaboração de análises em processos, tais
como análise de fluxo, análise de lead time, análise de histórico de não
conformidades e reclamações, análise dos indicadores da qualidade;
·
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: estabelecer junto ao supervisor da
área, os objetivos do SGQ previstos para serem alcançados em um determinado
período;
·
INTEGRAÇÕES/TREINAMENTOS: ministrar treinamentos e
apresentações aos colaboradores da organização, apresentando a política e
diretrizes da Qualidade, esclarecendo sobre as atividades do SGQ na organização
e descrevendo os conceitos da norma ISO 9001;
Estas
acabam sendo minhas principais atribuições na organização, porém ainda existem
as chamadas pró-atividades, que o analista pode fazer em paralelo a estas
tarefas mencionadas à cima, tais como:
-
Planejar, executar e controlar programas de melhoria;
-
Participar das ações de segurança da empresa: CIPA, SIPAT, Inspeções de
Segurança;
-
Entre outras.
Mesmo
tendo tantas atribuições, o analista
não poderá alcançar seu objetivo (de melhorar continuamente a organização) sozinho.
Para que uma empresa melhore seu Sistema de Qualidade é preciso que cada
colaborador faça sua parte e entenda a importância da MELHORIA na organização.
Muito boa sua análise, sou analista e você expressou exatamente o dia a dia da profissão!
ResponderExcluir