Não existe metodologia / ferramenta que se aplique em qualquer situação. O segredo de tudo, está em saber explorar o máximo potencial de cada uma em suas particularidades.
Existem consultores que não aos seus clientes com uma metodologia pré-estabelecida, sendo que a situação nem foi analisada. Isso dificilmente trará bons resultados.
Na revista Banas Qualidade deste mês de Junho/2015, temos um artigo que trata mais ou menos sobre isso:
“A grande maioria das empresas de consultoria oferecem a seus clientes apenas uma única forma de abordar os problemas da organização, e a vendem como se fosse uma panacéia milagrosa em qualquer situação. Afinal, para quem só tem um martelo na mão, todas as coisas ao redor passam a ter cara de prego... É o caso das instituições especializadas em TOC-apenas, ou Seis Sigma-apenas, ou Lean-apenas.
A liderança esclarecida tem tanto a humildade de reconhecer que todos os métodos de melhoria têm limitações, como também tem a sabedoria de combinar as melhores contribuições de cada abordagem, em cada situação específica.
Integração é a palavra chave, quando se trata de extrair máximo proveito do que Qualide Total/Seis Sigma, Lean, TOC e outras metodologias têm a oferecer.
Um fato cada vez mais evidente é que a maioria dos líderes empresariais que participaram ao vivo do movimento mundial pela Qualidade já se aposentaram, e a nova geração que assumiu seus lugares não sabe o que é Qualidade com Q maiúsculo. Alguns a veem como uma remota matéria aprendida na universidade (num momento de suas carreiras em que não tinham experiência empresarial suficiente para apreciar a importância do assunto); outros a associam a uma incômoda auditoria semestral necessária para manter vigente alguma certificação normativa; já outros têm uma visão mais abrangente, mas apenas no nível das políticas e práticas da empresa (o “know-how” da Qualidade), sem porém conhecer os princípios filosóficos fundamentais (o “know-why” da Qualidade).
Mas o fato é que a Qualidade continua sendo uma estratégia competitiva vital, talvez hoje mais do que nunca. As empresas mais competitivas são aquelas que não apenas reconhecem este fato tão óbvio mas também enfrentam o trabalho duro de torná-lo uma realidade consistente.”
REFERÊNCIAS
E. C. Moura, “Excelência 360°”, revista Banas Qualidade, Setembro 2006.
E.C. Moura, “Começar de Novo, revista Banas Qualidade, Junho 2015
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