terça-feira, 30 de junho de 2015

FERRAMENTAS E METODOLOGIAS - Seis Sigma (Parte 1)

 Hoje iremos iniciar, um série que irá abordar algumas das principais ferramentas e metodologias usadas nas áreas de GESTÃO E CONTROLE DA QUALIDADE.
 O primeiro assunto será sobre SEIS SIGMA:

 O QUE É ?
  Segundo a autora, Cristina Werkema, o Seis Sigma pode ser definido como uma estratégia gerencial disciplinada e altamente quantitativa, que tem como objetivo aumentar drasticamente a lucratividade das empresas, por meio da melhoria da qualidade de produtos e processo e através do aumento da satisfação dos clientes.




ESCALA SEIS SIGMA


Fonte: Samir Trad, Antonio Maximiliano - Seis Sigma: Fatores Críticos de Sucesso para sua Implantação. 2009

O entendimento da meta do Seis Sigma pode ser facilitado se fizermos uma comparação entre o padrão atual, no qual grande parte das empresas vem operando (Quatro Sigma ou 99,38% conforme) e a performance Seis Sigma (99,99966% conforme).


Temos que começar à nos acostumar que com o Seis Sigma, 99% de Qualidade não é ter uma “BOA QUALIDADE”.
Á partir do momento que começamos à visualizar esta diferença, passamos à compreender melhor o quão é trabalhoso (porém glorificante) alcançar um nível 6 na Escala Sigma.


Nos próximos artigos, iremos continuar a explanação sobre esta fascinante metodologia para a busca da Melhor Qualidade.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS:
·        Livro: Cristina Werkema. “ Criando a Cultura Seis Sigma - Série Seis Sigma Volume 1”;
·        Artigo: Samir Trad, Antonio Maximiliano - Seis Sigma: Fatores Críticos de Sucesso para sua Implantação. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário