O primeiro assunto será sobre SEIS SIGMA:
O QUE É ?
Segundo a autora, Cristina Werkema, o Seis Sigma pode ser definido como uma estratégia gerencial disciplinada e altamente quantitativa, que tem como objetivo aumentar drasticamente a lucratividade das empresas, por meio da melhoria da qualidade de produtos e processo e através do aumento da satisfação dos clientes.
ESCALA SEIS SIGMA
Fonte: Samir Trad, Antonio Maximiliano - Seis Sigma: Fatores
Críticos de Sucesso para sua Implantação. 2009
O entendimento da meta do Seis Sigma pode
ser facilitado se fizermos uma comparação entre o padrão atual, no qual grande
parte das empresas vem operando (Quatro
Sigma ou 99,38% conforme) e a performance Seis Sigma (99,99966% conforme).
Temos que começar à nos acostumar que com
o Seis Sigma, 99% de Qualidade não é ter uma “BOA QUALIDADE”.
Á partir do momento que começamos à
visualizar esta diferença, passamos à compreender melhor o quão é trabalhoso
(porém glorificante) alcançar um nível 6 na Escala Sigma.
Nos próximos artigos, iremos continuar a
explanação sobre esta fascinante metodologia para a busca da Melhor Qualidade.
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICAS:
·
Livro: Cristina Werkema. “ Criando a Cultura Seis Sigma - Série
Seis Sigma Volume 1”;
·
Artigo: Samir Trad, Antonio Maximiliano - Seis Sigma: Fatores Críticos de
Sucesso para sua Implantação. 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário