Hoje recebi um e-mail, com uma pergunta muito interessante que me fez refletir:
"Afinal, o que é a ISO 9001 ?"
Vamos por partes. Temos que entender primeiramente o significado de ISO:
- ISO (International Organization for Standardization) significa Organização Internacional para Padronização, ou seja é uma organização que realiza estudos para definir normas internacionais, junto aos comitês de padronização de cada país.
ISO possui diversas normas, tais como:
- ISO 14001 - Norma Internacional de Certificação para Gestão Ambiental;
- ISO 19001 - Norma Internacional de Diretrizes para Auditoria de Gestão da Qualidade;
- ISO 9001 - Norma Internacional de Certificação para Gestão da Qualidade;
O que é a série ISO 9000?
A ISO 9000 é uma série de 4 normas internacionais para "Gestão da Qualidade" e "Garantia da Qualidade". Ela não é destinada a um "produto" nem para alguma indústria específica. Tem como objetivo orientar a implantação de sistemas de qualidade nas organizações.
As regras e os padrões da Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade são complementares aos padrões do produto, e são implantados para melhorar a sua qualidade, com impacto na funcionalidade do Sistema da Qualidade.
A série é composta das seguintes normas:
• ISO 9000 - Fundamentos e vocabulário.
•
ISO 9001 - Sistemas de gerenciamento da qualidade - requisitos.
• ISO 9004 - Sistemas de gerenciamento da qualidade - guia para melhoramento da performance.
• ISO 19011 - Auditorias internas da qualidade e ambiental.
A
Norma ISO 9001 versão 2008, estabelece requisitos para a implantação e manutenção de um processo de Gestão da Qualidade focado no cliente, onde se busca continuamente a melhoria contínua dos processos através da execução de ações corretivas e/ou preventivas.
Conforme a norma 9001, a Gestão da Qualidade de uma organização deve atender alguns critérios:
- Controle de Documentos (Requisito 4.2);
- Comprometimento da Direção (Requisito 5);
- Controle da Execução Produção/Serviço (Requisito 7);
- Controle de Fornecedores (Requisito 7.4);
- Análise de Melhorias (Requisito 8);
- Satisfação dos clientes (Requisito 8.2.1);
- etc.
Para se certificar na norma ISO 9001, você deve primeiramente escolher um órgão certificador (empresa capacitada para auditar seu sistema ISO 9001).
A organização que busca a certificação, após a contratação do órgão certificador, irá definir a periodicidade das suas auditorias externas. A periodicidade mais comum é semestral.
Após a efetivação do contrato, a empresa deve comprovar que está cumprindo com todos os requisitos, em uma Auditoria de Certificação. Caso haja a verificação de eficácia nos processos da organização, a empresa será certificada.
Depois da certificação, o órgão certificador irá enviar auditores para acompanharem se a sua organização está atendendo os critérios da norma (conforme periodicidade definida).
A norma ISO 9001 está em processo de revisão, e a nova versão tem previsão para o lançamento em setembro deste ano.
Esta nova versão será chamada de ISO 9001:2015
No Brasil o número de certificações vinha em uma crescente até 2011, em 2012 e 2013 houve uma pequena queda.
Segundo estudo publicado em 2011, em toda a América o Brasil era o país com maior número de certificados 28.325, seguido por Estados Unidos (25.811), Colômbia (9.910), Canadá (7.108), Argentina (4753), México (4.611) e Chile (3.663).
GRÁFICO DOS 10 PAÍSES COM MAIS CERTIFICAÇÃO ISO 9001 EM 2011
QUAIS AS VANTAGENS DA CERTIFICAÇÃO ISO 9001:2008 ?
Segundo o portal
Templum Consultoria, os benefícios de uma certificação em Gestão da Qualidade, podem ocasionar os seguintes benefícios:
1- Maior Organização Interna: as informações passam a fluir de um setor para outro ordenadamente. Os problemas que travam a organização passam a ser identificados, tratados e até mesmo eliminados.
2- Melhor Desempenho do Negócio: ajuda os gestores a elevar o desempenho da organização, tanto internamente como perante os concorrentes. As atividades chave da organização passam a ser monitoradas e os resultados aparecem em curto, médio e longo prazo.
3- Melhor Desempenho Comercial: a certificação ISO 9001 aliada ao marketing alavanca a reputação da marca, pois demonstra que a organização é comprometida com padrões internacionais reconhecidos e com a melhoria contínua.
4- Economia e Redução do Desperdício: com o gerenciamento de materiais, a eficácia da produção pode ser destacada, trazendo benefícios financeiros. Com o controle das não conformidades a organização reduz o retrabalho.
5- Aumenta a Satisfação dos Clientes: a norma ISO 9001 tem um requisito destinado à satisfação do cliente, assegurando que as necessidades dos clientes sejam consideradas e atendidas. Com isso a organização melhora o desempenho perante os clientes.
6- Maior Controle do Negócio pela Direção e Acionistas: a norma propõe que a organização se antecipe aos problemas ocorridos nos processos, antes que o problema ocorra efetivamente. Isso permite que a alta direção tenha uma visão prévia de possíveis falhas e melhorias a serem atingidas.
Mas não é tão simples assim, não será um certificado na parede que irá
GARANTIR A QUALIDADE DO TEU PRODUTO.
Podemos resumir da seguinte forma:
"Ser certificado ISO 9001, significa que a organização possui um Sistema de Gestão da Qualidade qualificado para focar a satisfação dos clientes, e para atingir este objetivo a organização segue os requisitos da norma ISO 9001".