1 - ação ou efeito de abordar;
2 - maneira de encarar um problema ou situação;
Ou seja, as ABORDAGENS DO SGQ nada mais são do que as maneiras com que o SGQ deve gerenciar/executar o seu processo:
De acordo com a ISO 900:2005, existem 8 abordagens, conforme itens listados abaixo:
Requisito 2.3 Abordagens de sistemas de gestão da qualidade
a) determinação das necessidades dos clientes e partes interessadas: a organização deve focar na satisfação dos clientes da mesma forma que deve satisfazer seus colaboradores, diretores e acionistas. Para alcançar este objetivo, o SGQ deve conhecer as necessidades e especificações de cada um dos stakeholders (partes interessadas);
b) estabelecimento da política da qualidade e dos objetivos da qualidade: a Política da Qualidade nada mais é do que as intenções e diretrizes globais da organização relativas à Qualidade e os Objetivos da Qualidade definem aquilo que a organização almeja. Mais do que um cartaz contendo estas informações, o SGQ juntamente com a Alta-Adminsitração deve disseminar esta cultura e acompanhar se o resultado esperado está sendo alcançado;
c) determinação dos processos e responsabilidades necessários para atingir os objetivos: a abordagem baseada nos processos é um dos princípios do SGQ, sabendo disso, o SGQ deve determinar os seus processos de tal forma, que os objetivos definidos pela organização possam ser alcançados. A definição dos processos deve ser feita de forma macro (processo global), porém é interessante que cada processo também tenha um mapeamento para facilitar a visualização gerencial de cada setor/processo.
d) determinação e fornecimento dos recursos necessários para atingir os objetivos: a definição de processos e implantação de metodologia teóricas na organização, não garantem a eficácia de um processo. Para que uma Gestão da Qualidade possa rodar da forma correta, é indispensável que a organização disponibilize os recursos necessários para manter esta estrutura gerencial focada na Qualidade. Dentro de recursos, estão incluídos: mão-de-obra, equipamentos, material, documentos, treinamentos, etc.
e) estabelecimento de métodos para medir a eficácia e eficiência de cada processo: a implantação de um sistema de indicadores da Qualidade é mais simples do que podemos imaginar, basta conhecermos nossos processos e definir metas plausíveis para cada atividade.
f) aplicação destas medidas para determinar a eficácia e eficiência dos processos: como é dito pelo nosso Guru, Vicente Falconi Campos: "Não existe gerenciamento sem metas". Isso significa que para realmente descobrir se a empresa está indo para o caminho certo, se faz necessário a medição de índices que demonstrem esse resultado. Indicadores da Qualidade são fundamentais para a correção (resultados fora da meta) ou melhoria de um processo (resultados que sempre atingem a meta).
g) determinação dos meios para prevenir não conformidades e eliminar suas causas: o SGQ trabalha em busca da tão sonhada melhoria contínua. Então como alcançar a melhoria-contínua sem corrigir os problemas e estabelecer métodos que possam prevenir com que aconteça novos problemas. Ações corretivas e preventivas podem ser consideradas como evidências que comprovam que o SGQ da organização está engajado com o kaizen (melhoria-contínua).
h) estabelecimento de um processo para a melhoria-contínua: além do processo de Tratamento para Análise de Ações Corretivas e Preventivas, o SGQ deve executar mais recursos para garantir a real busca pelo Kaizen: incentivo ao colaborador, treinamentos, fomento da cultura da Qualidade na organização, estabelecimento de métodos estatísticos, etc. Sabemos que o termo "melhoria-contínua" é vago, mas devemos interpretar como um incentivo para que o SGQ possa estar sempre pronto para evoluir em todos os sentidos: QUALIDADE DO PRODUTO, SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE, RESPONSABILIDADE SOCIAL, SAÚDE FINANCEIRA, etc.
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