quarta-feira, 1 de abril de 2015

AFINAL O QUE É ISO 9001 ?

Hoje recebi um e-mail, com uma pergunta muito interessante que me fez refletir:

"Afinal, o que é a ISO 9001 ?"

 Vamos por partes. Temos que entender primeiramente o significado de ISO:
- ISO (International Organization for Standardization) significa Organização Internacional para Padronização, ou seja é uma organização que realiza estudos para definir normas internacionais, junto aos comitês de padronização de cada país.

Resultado de imagem para iso

 ISO possui diversas normas, tais como:
 - ISO 14001 - Norma Internacional de Certificação para Gestão Ambiental;
 - ISO 19001 - Norma Internacional de Diretrizes para Auditoria de Gestão da Qualidade;
 - ISO 9001 - Norma Internacional de Certificação para Gestão da Qualidade;

O que é a série ISO 9000?
A ISO 9000 é uma série de 4 normas internacionais para "Gestão da Qualidade" e "Garantia da Qualidade". Ela não é destinada a um "produto" nem para alguma indústria específica. Tem como objetivo orientar a implantação de sistemas de qualidade nas organizações.
As regras e os padrões da Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade são complementares aos padrões do produto, e são implantados para melhorar a sua qualidade, com impacto na funcionalidade do Sistema da Qualidade.
A série é composta das seguintes normas:
• ISO 9000 - Fundamentos e vocabulário.
ISO 9001 - Sistemas de gerenciamento da qualidade - requisitos.
• ISO 9004 - Sistemas de gerenciamento da qualidade - guia para melhoramento da performance.
• ISO 19011 - Auditorias internas da qualidade e ambiental.

A Norma ISO 9001 versão 2008, estabelece requisitos para a implantação e manutenção de um processo de Gestão da Qualidade focado no cliente, onde se busca continuamente a melhoria contínua dos processos através da execução de ações corretivas e/ou preventivas.
 Conforme a norma 9001, a Gestão da Qualidade de uma organização deve atender alguns critérios:
- Controle de Documentos (Requisito 4.2);
- Comprometimento da Direção (Requisito 5);
- Controle da Execução Produção/Serviço (Requisito 7);
- Controle de Fornecedores (Requisito 7.4);
- Análise de Melhorias (Requisito 8);
- Satisfação dos clientes (Requisito 8.2.1);
- etc.

Para se certificar na norma ISO 9001, você deve primeiramente escolher um órgão certificador (empresa capacitada para auditar seu sistema ISO 9001).
A organização que busca a certificação, após a contratação do órgão certificador, irá definir a periodicidade das suas auditorias externas. A periodicidade mais comum é semestral.
Após a efetivação do contrato, a empresa deve comprovar que está cumprindo com todos os requisitos, em uma Auditoria de Certificação. Caso haja a verificação de eficácia nos processos da organização, a empresa será certificada.
Depois da certificação, o órgão certificador irá enviar auditores para acompanharem se a sua organização está atendendo os critérios da norma (conforme periodicidade definida).

A norma ISO 9001 está em processo de revisão, e a nova versão tem previsão para o lançamento em setembro deste ano.
Esta nova versão será chamada de ISO 9001:2015

No Brasil o número de certificações vinha em uma crescente até 2011, em 2012 e 2013 houve uma pequena queda.


Segundo estudo publicado em 2011, em toda a América o Brasil era o país com maior número de certificados 28.325, seguido por Estados Unidos (25.811), Colômbia (9.910), Canadá (7.108), Argentina (4753), México (4.611) e Chile (3.663).

GRÁFICO DOS 10 PAÍSES COM MAIS CERTIFICAÇÃO ISO 9001 EM 2011



QUAIS AS VANTAGENS DA CERTIFICAÇÃO ISO 9001:2008 ?
 Segundo o portal Templum Consultoria, os benefícios de uma certificação em Gestão da Qualidade, podem ocasionar os seguintes benefícios:

1-      Maior Organização Interna: as informações passam a fluir de um setor para outro ordenadamente. Os problemas que travam a organização passam a ser identificados, tratados e até mesmo eliminados.

2-      Melhor Desempenho do Negócio: ajuda os gestores a elevar o desempenho da organização, tanto internamente como perante os concorrentes. As atividades chave da organização passam a ser monitoradas e os resultados aparecem em curto, médio e longo prazo.

3-      Melhor Desempenho Comercial: a certificação ISO 9001 aliada ao marketing alavanca a reputação da marca, pois demonstra que a organização é comprometida com padrões internacionais reconhecidos e com a melhoria contínua.

4-      Economia e Redução do Desperdício: com o gerenciamento de materiais, a eficácia da produção pode ser destacada, trazendo benefícios financeiros. Com o controle das não conformidades a organização reduz o retrabalho.

5-      Aumenta a Satisfação dos Clientes: a norma ISO 9001 tem um requisito destinado à satisfação do cliente, assegurando que as necessidades dos clientes sejam consideradas e atendidas. Com isso a organização melhora o desempenho perante os clientes.

6-      Maior Controle do Negócio pela Direção e Acionistas: a norma propõe que a organização se antecipe aos problemas ocorridos nos processos, antes que o problema ocorra efetivamente. Isso permite que a alta direção tenha uma visão prévia de possíveis falhas e melhorias a serem atingidas.


Mas não é tão simples assim, não será um certificado na parede que irá GARANTIR A QUALIDADE DO TEU PRODUTO.
Podemos resumir da seguinte forma:
"Ser certificado ISO 9001, significa que a organização possui um Sistema de Gestão da Qualidade qualificado para focar a satisfação dos clientes, e para atingir este objetivo a organização segue os requisitos da norma ISO 9001".


Resultado de imagem para certificado iso 9001


2 comentários:

  1. I found your blog and it was really useful as well as informative thanks for sharing such an article with us. We also provide services related tocertificação ISO 9001

    ResponderExcluir
  2. Great post! Thank you for sharing! I found a similar article related to certificação iso no brasil. Please check it out and let me know what you think!

    ResponderExcluir