segunda-feira, 6 de julho de 2015

FERRAMENTAS E METODOLOGIAS - Seis Sigma (Parte 2)

Continuação da série Seis Sigma:

“Em resumo, pode-se dizer que o diferencial do Seis Sigma é que ele promove uma mudança na cultura da empresa. Após sua implantação, a organização modifica seu posicionamento em relação aos problemas e à forma de identificá-los e resolvê-los”.
(João Marcos Andrietta e Paulo Augusto Cauchick Miguel, 2003)


Como qualquer outra ferramenta ou metodologia, implantada em uma organização, o Seis Sigma precisa de bastante comprometimento e dedicação de todos os colaboradores, principalmente da alta-administração
No início do programa, a organização precisa investir em treinamento e capacitação da equipe, além de proporcionar recursos para manter alguns colaboradores focados integralmente no programa.

Expertise e integração como fator critico para o sucesso.
O Six Sigma projeta a empresa na direção de mudanças bem estruturadas para uma evolutiva consistente. Para viabilização do alcance de resultados globais se faz necessário o comprometimento da liderança como fator critico para o sucesso da implantação Six Sigma na organização criando assim uma conscientização “Top Dow” ou seja de cima para baixo, do alto escalão executivo até a base operacional já que as mudanças proporcionadas atingem a todos os setores da organização ou setores da área ao qual esta sendo implantada.
De forma a tornar o Six Sigma uma nova forma de pensamento corporativo as atividades de melhoria devem ser alinhadas aos objetivos dos negócios, as tomadas de decisões deve ser executadas com base em dados e os ganhos devem ser preservados com disciplina.
É fundamental o conhecimento técnico tanto nos processos existentes dentro da organização quanto na aplicabilidade das ferramentas da qualidade alinhadas aos métodos estatísticos tanto pelos executivos envolvidos no projeto quanto para os demais integrantes. É neste entendimento é que as empresas buscam selecionar pessoas com alto desempenho e com habilidade para liderarem mudanças em todos os níveis hierárquicos, possibilitando, assim, que alcancem melhores resultados na execução do projeto.
Sabendo disso dentro de cada projeto existe uma hierarquia que se  define pelo grau de expertise na metodologia e conhecimento técnico do processo. A classificação hierárquica é feita da seguinte forma:


White Belts (faixa/cinto branca): Tem dentro de suas responsabilidades dominar o conhecimento básico sobre as ferramentas de Six Sigma participando e contribuindo com conhecimento pratico e especifico do processo em estudo. Este profissional demanda uma dedicação parcial e pontual no apoio operacional ao projetos Six Sigma de uma organização.

Yellow Belts (faixa/cinto amarelo): Possui um conhecimento mais avançado (no geral recebem treinamento de 2 dias) aplicando ferramentas básicas apenas para o desenvolvimento das suas funções e desenvolvendo um raciocínio critico no que se refere a redução de desperdícios e oportunidades de melhoria.

Green Belts (faixa/cinto verde): Neste nível já possui orientação técnica de cinco dias em sala de aula ministrada pelos Black Belts, para definirem seus projetos e prestarem assistência a eles . São preparados para gerenciar os projetos, também aptos a formar e facilitar equipes nos setores, utilizar metodologias gerenciais da qualidade e estatísticas, solucionar problemas e analisar dados descritivos. Seu envolvimento se da desde o início até o fim do processo.

Black Belts (faixa/cinto preto(a)): Responsável pelo gerenciamento do projeto e lideram os Green Belts e equipes de projetos. Possui orientação técnica de 160 horas de instrução sobre a metodologia em sala de aula para desenvolver o conhecimento em ferramentas técnicas, matemática e análise quantitativa e método estatístico. Possuem habilidades e práticas para resolver problemas e busca enriquecer seus conhecimentos por intermédio de todos os setores da empresa e, também, pelos sistemas informatizados nos quais estejam armazenadas as informações da organização. Sua dedicação em geral é de 100% “Full Time” (todo tempo) dedicado para a condução dos projetos.

Master Black Belts (Mestre do(a) faixa/cinto preto(a)): Este é o mais alto nível de graduação Six Sigma, lideram o programa e possui o maior conhecimento técnico, organizacional, matemático, análise competitiva, softwares e hardwares para poderem desenvolver métodos e treinamentos estatísticos. São capacitados para treinar Black e Green Belts, orientando-os durante os treinamentos sobre como aplicar o método de forma correta, e em alguns casos mais delicados, auxiliando-os na correção de erros no projeto em si. Sua dedicação ao projeto esta em ser um “recurso especialista” para os Black Belts.


Além dos profissionais especialistas na metodologia temos mais duas classificações de stakeholders (partes interessadas):

Donos do Processo: Estes são os profissionais da organização que terão a responsabilidade de assumir o processo depois de finalizado o projeto implementando as recomendações feitas pelo projeto tal qual gerenciar e mantendo os ganhos obtidos.

Sponsor (patrocinador): Os patrocinadores, que são os proprietários do processo e do sistema, fornecem algumas ideias para melhoria deles, auxiliando na iniciação e coordenação das atividades.

Champion (campeão): Normalmente em grandes empresas é o vice-presidente ou o principal diretor ligado a área de aplicação do projeto, é ele quem treina e lidera o processo em tempo integral. Sendo principalmente responsável pela eliminação de barreiras para viabilização do projeto e difundir a estratégia para toda empresa. Vale ressaltar que os champions também participam do treinamento dos GreenBelts.

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REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS:
·        Artigo: Andrietta, João Marcos. Cauchick Miguel, Paulo Augusto - O Programa Seis Sigma Aplicado a Processos Administrativos. 2003.
·        Artigo: Moreira, Wesley - Six Sigma: Gestão da excelência para competitividade.

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