quinta-feira, 24 de setembro de 2015

A HISTÓRIA DA GESTÃO DA QUALIDADE

   A Qualidade sempre foi e sempre será um fator vital tanto para as organizações , quanto para seus   clientes.
IMAGEM: Ilustração que demonstra a relação entre a organização e o cliente em relação á necessidade da Qualidade

  Conforme Marshall Júnior et al (2006), "o tema Gestão da Qualidade é dinâmico, sendo sua evolução fruto da interação dos diversos fatores que compõe a estrutura organizacional e a sua administração. Alguns fatores estruturais e tendências apontam para ciclos de vidas e perfis quantitativos com influência decisiva nos paradigmas vigentes, pois:

  • criam desafios e transformações multidisciplinares na gestão organizacional, causando impactos surpreendentes na Gestão da Qualidade;
  • afetam a estruturação, a abrangência, os conceitos e o portfólio de competências, conhecimentos, habilidades, ferramentas, técnicas e metodologias;
  • expandem as fronteiras atuais e interligam áreas do saber e de especialização em um novo conceito da qualidade, diversificado e holístico."

  "Segundo Robes Junior Bonelli, a partir da implementação da economia globalizada a palavra qualidade adquiriu o status de bem econômico, porque ninguém mais compra um produto ou serviço para simplesmente satisfazer seu desejo ou necessidade de consumo: o comprador, pessoa física ou jurídica, deseja usufruir, na verdade , do potencial de benefícios e resultados esperados da qualidade do bem adquirido.
  A Qualidade passou à ser um importante resultado a ser considerado no desenho de um modelo de gestão em qualquer setor da atividade econômica. Em matéria de eficácia, organizacional, a qualidade tornou-se, hoje em dia, importante variável para se avaliara viabilidade de um plano estratégico de negócios, pois ela poderá definir quais serão, em nível de excelência, os direcionadores básicos dos resultados econômico-financeiros dos negócios ou do projeto de ma empresa, em um ambiente de forte competitividade." (Marie Cristine Fortes Rocha, 2012).

  Devido a complexidade elevada em atingir a excelência em Gestão da Qualidade, muitas organizações contratam Consultores e promovem a capacitação de sues colaboradores em temas relacionados à Qualidade, pois sabem da importância que o CONHECIMENTO sobre o tema possui em relação à melhoria dos resultados das organizações.
  Novas abordagens são propostas continuamente e o profissional atuante no SGQ deve estar antenado em todas as tendências de Gerenciamento da Qualidade: desde revisão de normas, até novos programas de Qualidade.


Diante de todo este enredo, sabemos que temos um grande desafio pela frente !
Gerenciar a Qualidade não é fácil !


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