terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O QUE PODEMOS APRENDER - com o Batman ?


Desde muito pequeno eu era fã de super-heróis: Batman, Robin, Hulk, Thor, Homem de Ferro, Capitão América, etc.

E conforme eu fui crescendo, passei à perceber que os super-heróis tinham muito mais para nos ensinar do que eu imaginava.





O Batman além de ser um dos super-heróis mais conhecido do mundo, ele é apontado por muitos com o personagem mais inteligente dos quadrinhos.
Bruce Wayne é bilionário e mescla seu potencial financeiro com seu potencial cerebral para derrotar seus inimigos.

Artigo publicado no site Cloud Coaching, pela especialista Aline Senger:

“ 'Não há nada a temer, a não ser seu próprio medo.'
Compaixão, justiça e esperança são palavras que representam o nosso super-herói. E um super-herói plenamente possível. Batman é um homem comum, ou seja, ele não veio de outro planeta, não tem superpoderes e não é fruto de uma mutação genética.
Ele poderia ter escolhido viver a sua vida, sem se importar com os problemas do mundo. Mas, Batman tinha um propósito maior e escolheu utilizar sua inteligência e dinheiro em busca de justiça. Agora, como é possível um super-herói sem superpoderes?
É possível quando o herói em questão apresenta duas grandes qualidades muito bem desenvolvidas: O autocontrole e autodisciplina. Mesmo nos mais sombrios desafios o nosso herói não perde o controle. E ainda vai além, não desenvolve nenhum sentimento de ódio ou vingança. Por pior que seja o inimigo, ele não o mata. Ele cria maneiras de capturar os criminosos e levá-los frente à justiça, permitindo que sejam formalmente acusados, processados e punidos pelos seus crimes.
Sua autodisciplina é rigorosa o que faz nosso super-herói parecer sobre-humano. Ele enfrenta seus medos de frente, e isso fica muito claro quando no filme “Batman Begins” ele retorna ao poço onde havia caído quando criança, e enfrenta os morcegos, que haviam se tornado uma fobia intensa desde sua infância, encarando-os de frente e ficando de pé enquanto voam ao seu redor. Quem de nós seria capaz de expor suas fragilidades, seus piores medos sem hesitar em nome de um objetivo maior pessoal ou coletivo?
A própria roupa utilizada por Batman é uma simbologia que invoca algo obscuro e maligno. O morcego, normalmente é associado às figuras demoníacas ou a uma representação animal de tudo aquilo que é desconhecido, diferente e, portanto, ligado a coisas ruins.
Batman luta contra o mal vestido como um vilão.  E qual o principal vilão que Batman precisa combater? O Coringa que representa tudo aquilo que não se pode controlar, que não pode ser comprado e que não pode ser convencido.  Ele personifica a destruição de sonhos, ideias e seu objetivo é buscar o caos.
Ele não tem motivos racionais, não busca fama, não busca poder, não busca dinheiro ou controle. Ele apenas quer ver o mundo pegar fogo. Ele quer provar que nada é como parece, que não existe algo como “pessoas inocentes” ou “ideias puras”.
Para ele a moralidade é uma máscara muito fácil de ser destruída. Coringa representa o lado sombrio e tudo aquilo que Batman luta para combater.
Batman é um personagem tão fascinante e ao mesmo tempo tão comum, a ponto de ser realmente possível a existência de um herói como ele."




- Vamos assumir o desafio de ser o Batman no SGQ da organização !
- Vamos combater ao mal (não conformidades) com inteligência e raciocínio !
- Não podemos desistir do nosso objetivo de ver Gotham (nossa organização) livre de todas as coisas ruins.
- Vamos investir em tecnologia para termos resultados melhores.
- Vamos treinar nossos Robins (colaboradores) à utilizar as ferramentas adequadas para nos ajudar a combater o mal !

                                   

Um comentário: