terça-feira, 26 de maio de 2015

A Voz do Cliente

Resultado de imagem para cliente megafone

 A norma ISO 9001 é uma das grandes referências para nós, Profissionais da Qualidade, e esta norma define que os Sistemas de Gestão da Qualidade das organizações devem FOCAR OS CLIENTES !

 Mas como podemos dar voz aos nossos clientes ? 
Para isso existem inúmeras metodologias, tais como: Pesquisa de Satisfação, Portal de Sugestões, Pesquisa de Mercado, etc.

 Hoje iremos estudar uma nova abordagem que é utilizada nos conceitos do Seis Sigma, chamada VOC - Voice of the Customer (ou Voz do Cliente).

Resultado de imagem para voz do cliente

  CONCEITO: é usada nos projetos Lean Seis Sigma para descrever as necessidades e expectativas dos clientes e suas percepções quanto aos produtos da empresa.
 Através da Voz do Cliente a empresa pode estabelecer um relacionamento direto entre as metas para os resultados dos processos e as necessidades dos clientes.

Figura - Etapas da Voz do Cliente

Trabalhando em alinhamento com a Voz do Cliente, estaremos cada vez mais próximos à uma IMENSA MELHORIA DE QUALIDADE !

Referência Bibliográfica: Revista Banas Qualidade, Edição 273, Março de 2015. Cristina Werkema. "Gestão por Processos e Lean Seis Sigma".

O Mapa da Engenharia no Brasil em 2015

Resultado de imagem para engenharia de produção

 Como já foi dito anteriormente, a área de Engenharia (principalmente de Produção) é de fundamental importância para a Gestão da Qualidade, juntamente com a Administração.
 No site da revista Exame, foi publicado o Raio-X do setor de Engenharia no Brasil.

 Em São Paulo, encontra-se a maior fatia de Engenheiros empregados (14%), que representa um número de 30 mil empregos.
 Como curiosidade, vale ressaltar que Porto Alegre-RS mesmo sendo uma das grandes capitais do País, não apresenta um número significativo de Engenheiros empregados. 
 Segue abaixo o Mapa elaborado pelo site da revista Exame.

Fonte: Exame.com

segunda-feira, 18 de maio de 2015

RESULTADO DA AUDITORIA EXTERNA

 Hoje passamos por um processo de Auditoria Externa, na organização em que trabalho. Esta foi a 2º Auditoria de Manutenção da Certificação, tendo os seguintes processos auditados:

  • GESTÃO DA QUALIDADE;
  • DIREÇÃO;
  • AQUISIÇÃO;
  • VENDAS;
  • PCP;
  • PRODUÇÃO;
 No início do ano, eu propus à Direção uma meta que, à princípio, aparentou ser bastante ousada: ZERO NÃO CONFORMIDADE EM AUDITORIA EXTERNA NO ANO !
 E hoje conseguimos dar o primeiro passo nesta caminhada difícil. Não tivemos o registro de nenhuma não conformidade registrada !
 Temos que manter o foco e o nível para a Auditoria Externa do 2º Semestre. 
 Gosto de frisar que a Auditoria Externa é realizada com base em amostragens e mesmo não tendo não conformidades, sabemos das nossas limitações e não podemos "relaxar" na busca pela melhoria contínua.

Resultado de imagem para ATINGIR UM OBJETIVO

 Aqui na empresa em que eu trabalho, faziam quase 8 anos que não passávamos por uma auditoria externa "limpos".
 A Auditora Externa comentou que fomos a primeira empresa que ela auditou este ano que não sofreu registro de não conformidade, sendo que ela realizou mais de 20 auditorias.
 Em 5 anos que trabalho no SGQ, é a primeira vez que atinjo este objetivo, mas tenho plena noção de que ainda temos muito à melhorar.

 Esse resultado foi obtido graças à cooperação e comprometimento que tivemos em todos os envolvidos ! É assim que construímos uma GESTÃO COM QUALIDADE !

PARABÉNS !

Resultado de imagem para CHEGADA NA LINHA
Vamos manter nosso foco para atingir este grande objetivo JUNTOS !

quinta-feira, 14 de maio de 2015

O QUE É PDCA ?

PDCA é uma metodologia gerencial que se baseia no planejamento para atingir resultados satisfatórios e estabelecer padrões para manter e posteriormente melhorar ainda mais estes resultados.

Acredito que este é um bom resumo do que chamamos PDCA.

P - PLAN - Planejar

D - DO - Executar

C - CHECK - Verificar/Acompanhar

A - ACT - Agir/Corrigir

Resultado de imagem para pdca


Falconi, detalha cada passo do PDCA no quadro à seguir:
Fonte: Campos (1999)

Após corrigir (PDCA), devemos padronizar esta melhoria visando melhorar ainda mais agindo preventivamente (SDCA).





 Muitas vezes vejo algumas pessoas que não conhecem tanto os conceitos da Gestão da Qualidade, utilizarem incorretamente a seguinte expressão:
"Para melhorar a Qualidade da empresa, iremos aplicar a FERRAMENTA DO PDCA!"

O PDCA não deve e não pode ser encarado como uma ferramenta, do tipo: "Agora iremos aplicar e executar o PDCA", NÃO ! 

O PDCA é uma metodologia que deve estar intrínseca no Sistema de Gestão da Qualidade !

 O Planejamento, a Execução, a Verificação e a Ação devem rodar "automaticamente" em todas as tarefas executadas dentro da organização, não tendo necessidade de ser aplicável apenas ao setor da Gestão da Qualidade.
 Por exemplo: Antes de executarmos as ações, devemos realizar um PLANEJAMENTO BEM ESTRUTURADO (P), logo após o planejamento devemos EXECUTAR/IMPLANTAR AS AÇÕES PLANEJADAS (D), depois da implantação devemos VERIFICAR A EFICÁCIA DA AÇÃO, em caso de eficácia, devemos padronizar a melhoria e já iniciar um planejamento de melhorar ainda mais os resultados obtidos (A). No caso de não houver eficácia, devemos executar as correções para melhorar os resultados (A).

Resultado de imagem para melhoria contínua

Vamos "injetar" PDCA na rotina das nossas organização e desta forma estaremos automaticamente comprometidos e próximos da MELHORIA-CONTÍNUA (KAIZEN) !

Resultado de imagem para KAIZEN

quarta-feira, 13 de maio de 2015

GESTÃO DA QUALIDADE E O FUTEBOL - O Pioneirismo do Sport Club Internacional



Sou apaixonado por Futebol e por Gestão da Qualidade. Sou torcedor do Sport Clube Internacional.

 Uma curiosidade (e no meu caso também é uma coincidência), o Sport Club Internacional-RS foi o primeiro clube à possuir certificação ISO 9001 em seu Sistema de Gestão da Qualidade.


 Todos sabem que a Gestão do Internacional, como um todo, é bastante elogiada em todo país, e garanto que boa parte destes crédito se dá ao fato do Inter possuir a certificação. Pois focando no cliente (torcedores) e trabalhando para a satisfação deles (vitórias, produtos, títulos, benefícios) o Sport Club Internacional acabou abrindo às portas da Gestão da Qualidade no futebol brasileiro (Grêmio,  Santos, Avaí, etc.)

 No mundo, grandes clubes também possuem à certificação, tais como: Barcelona , Real Madrid, Athletic Bilbao, Lavante, Porto e Boca Juniors.

 Logo após a certificação do Sport Club Internacional, em 2008, no ano seguinte o Internacional alcançou a incrível marca de 100 mil sócios, que para época era inimaginável no cenário brasileiro.
 Hoje o Inter encontra-se com aproximadamente 130 mil sócios, sendo o maior quadro social das Américas e um dos maiores do mundo (Vide Apêndice Complementar)


A seguir veremos o texto publicado pelo site do Internacional:

Resultado de imagem para inter iso 9001

" Histórico da Gestão da Qualidade no Sport Club Internacional:
O Sport Club Internacional foi o primeiro clube de futebol brasileiro a se certificar na ISO 9001, norma internacional para sistemas de gestão. O ano era 2008 e o esforço para a certificação envolveu diversos colaboradores, auditores internos e lideranças do Clube.

A certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade deve ser comemorada por todos como se fosse a conquista de uma taça de campeão, por se tratar de um clube de futebol fica difícil não se fazer uma analogia desta, a diferença no entanto é que esta conquista não foi obtida pelo time de futebol, foi obtido pelo time de gestão, um time formado na sua maioria por pessoas muito simples, pessoas que mostraram uma raça extraordinária durante toda a etapa de implantação e principalmente na reta final e decisiva da certificação.

No momento,o Internacional é o único clube brasileiro com a certificação. Esta certificação representa um título muito especial, que não apenas premia o trabalho da gestão atual, mas que representa uma herança para todas as gestões futuras, validando todos os investimentos que foram feitos nos últimos anos, voltados a melhorar o atendimento dos clientes, ou seja todos os seus torcedores.

Hoje, com o sistema de gestão mais amadurecido, o foco está sendo a melhoria do mesmo no escopo certificado que abrange a interface com o torcedor e com o sócio através dos diversos processos do Clube. Esses processos são classificados como chave, de gestão ou de apoio, conforme abaixo.


Essa melhoria tem considerado iniciativas tais como:
 - Reestruturação do Departamento da Qualidade; 
 - Aumento da abrangência do sistema de gestão ISO 9001, com a inclusão de outros processos no escopo de certificação; 
 - Retreinamento dos auditores internos;
 - Definição de um logo para a Qualidade com base em votação feita pelos colaboradores do Clube; 
 - Retreinamento dos usuários nos softwares de controle de documentos e controle de registros; 
 - Redefinição da consultoria de apoio para assuntos do sistema de gestão; 
 - Redefinição do organismo certificador.

Politica de Qualidade

O Sport Club Internacional busca superar as expectativas de associados, torcedores e parceiros comerciais, através da melhoria contínua de seus processos, fundamentado pela valorização de seus colaboradores e pela busca permanente em atingir os objetivos da qualidade estabelecidos.

Objetivos

Assegurar a satisfação dos associados, torcedores e parceiros comerciais.
Melhorar o processo de comunicação com associados, torcedores e parceiros comerciais.
Aumentar o conhecimento dos associados, torcedores e parceiros comerciais com relação aos serviços oferecidos pelo clube.
Tornar p Estádio Beira-Rio reconhecido como um ambiente seguro para a recepção de seus frequentadores.
Aumentar a capacitação dos nossos colaboradores.
Melhorar continuamente os processos que integram o Sistema de Gestão da Qualidade.
Assegurar a manutenção do equilíbrio econômico/financeiro do clube.

Escopo da Certificação ISO 9001

Operação de estádio esportivo: recepção e atendimento de associados e torcedores no estádio Beira-Rio para jogos de futebol do Sport Club Internacional; Licenciamento e patrocínios relativos à marca Sport Club Internacional."
Fonte: Site do Inter


APÊNDICE COMPLEMENTAR
Ranking de Sócios Torcedores (Atualizado até 05/05/2015)



DICA: Blog novo sobre futebol: análises, estatísticas e curiosidades futebolísticas -----> OAnalistaDeFutebol

terça-feira, 12 de maio de 2015

O QUE É SGQ ?

 Nós, profissionais da Qualidade, lidamos diariamente com o termo SGQ e temos noção de seu significado, porém muitas vezes esta definição não é tão clara para as pessoas que não conhecem a Qualidade tão afundo.

S - Sistema
G - Gestão
Q - Qualidade

 O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é a estrutura organizacional criada para gerir e
garantir a Qualidade, os recursos necessários, os procedimentos operacionais e as
responsabilidades estabelecidas.

 Popularmente, acabamos chamando o setor/processo de Gestão da Qualidade pelas siglas SGQ ou algumas vezes GQ.

 De acordo com a ISO 9001:2005 Sistema de Gestão da Qualidade - Fundamentos e Vocabulários, o requisito 3.2.3 define SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE como: "Sistema de Gestão para dirigir e controlar uma organização, no que diz respeito à Qualidade.

 Essa semana, li uma excelente publicação no site da Templum Consultoria, onde é muito bem esclarecido os conceitos e princípios do SGQ:

"O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é um conjunto de elementos interligados, integrados na organização, que funciona como uma engrenagem para atender à política da qualidade e os objetivos da empresa, tornando visível nos produtos e serviços e atendendo as expectativas dos clientes.

O SGQ é uma ferramenta que traz controle e padronização dos processos e também permite a medição da eficácia das ações tomadas, com foco na satisfação do cliente e na busca da melhoria contínua dos processos.

Um sistema implementado e bem gerenciado proporciona à alta direção segurança para tomar decisões.

O organismo que dita as normas desse Sistema de Gestão é a ISO – International Organization for Standardization, com sede em Genebra, Suíça. A ISO 9001:2008 especifica requisitos para a gestão da qualidade e os princípios do sistema são:

1 – Foco no cliente
2 – Liderança
3 – Envolvimento das pessoas
4 – Abordagem por processos
5 – Abordagem sistêmica
6 – Melhoria contínua
7 – Decisões baseadas em fatos
8 – Relacionamento com fornecedores

Através de documentos e registros, uma organização pode comprovar o atendimento aos requisitos estabelecidos. Qualquer empresa pode ter o SGQ, independente do tamanho, quadro de funcionários ou faturamento, basta o envolvimento da alta direção e dedicação." (Cristiane Gonçalves - Templum Consultoria).


segunda-feira, 11 de maio de 2015

Como ser um profissional de destaque ?

A única forma de nos tornarmos realmente reconhecidos no nosso ambiente de trabalho, é se nossos resultados forem destacados, temos que desenvolver um excelente nível de produtividade (fazer mais com menos) e pró-atividade (fazer além do necessário).
A seguir vemos uma coluna escrita no portal da revista Exame:

"Ser relevante. Essa é única coisa que me vem à cabeça quando o assunto é se destacar no ambiente de trabalho. E não existe fórmula mágica para isso. Está muito relacionado à postura, aos resultados, à habilidade de aplicar a teoria, à capacidade de conectar e integrar pessoas e a ter uma visão estratégica.

Em uma reunião, por exemplo, entrar mudo e sair calado é uma boa forma de fazer as pessoas pensarem que você não deveria estar ali. Mas falar qualquer coisa para “contribuir” vai causar o mesmo efeito. Então, prepara-se com antecedência, sempre que possível, e não hesite em dar uma opinião. Ela pode ser o que todos estavam procurando.

Algumas pessoas confundem ser popular na empresa com ser um profissional de destaque. Ledo engano. Quem nunca ouviu pelos corredores “Fulano é muito legal, mas trabalhar com ele…?!” Não caia nessa armadilha. Ter um bom relacionamento interpessoal é parte importante para trilhar uma boa trajetória na companhia. Mas no final do dia, isso não vai adiantar se você não for capaz de entregar os resultados.

Ser relevante é ter algo para oferecer: conhecimento, capacidade analítica, rapidez de resposta – algo que faça as pessoas lembrarem do seu nome. Somente dessa forma você poderá, um dia, ser reconhecido como um profissional de destaque."


Fonte: Fernando Mantovani é managing director da Robert Half. (Exame)

Resultado de imagem para se destacar no trabalho