Sou apaixonado por Futebol e por Gestão da Qualidade. Sou torcedor do Sport Clube Internacional.
Uma curiosidade (e no meu caso também é uma coincidência), o Sport Club Internacional-RS foi o primeiro clube à possuir certificação ISO 9001 em seu Sistema de Gestão da Qualidade.
Todos sabem que a Gestão do Internacional, como um todo, é bastante elogiada em todo país, e garanto que boa parte destes crédito se dá ao fato do Inter possuir a certificação. Pois focando no cliente (torcedores) e trabalhando para a satisfação deles (vitórias, produtos, títulos, benefícios) o Sport Club Internacional acabou abrindo às portas da Gestão da Qualidade no futebol brasileiro (Grêmio, Santos, Avaí, etc.)
No mundo, grandes clubes também possuem à certificação, tais como: Barcelona , Real Madrid, Athletic Bilbao, Lavante, Porto e Boca Juniors.
Logo após a certificação do Sport Club Internacional, em 2008, no ano seguinte o Internacional alcançou a incrível marca de 100 mil sócios, que para época era inimaginável no cenário brasileiro.
Hoje o Inter encontra-se com aproximadamente 130 mil sócios, sendo o maior quadro social das Américas e um dos maiores do mundo (Vide Apêndice Complementar)
A seguir veremos o texto publicado pelo site do Internacional:
" Histórico da Gestão da Qualidade no Sport Club Internacional:
O Sport Club Internacional foi o primeiro clube de futebol brasileiro a se certificar na ISO 9001, norma internacional para sistemas de gestão. O ano era 2008 e o esforço para a certificação envolveu diversos colaboradores, auditores internos e lideranças do Clube.
A certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade deve ser comemorada por todos como se fosse a conquista de uma taça de campeão, por se tratar de um clube de futebol fica difícil não se fazer uma analogia desta, a diferença no entanto é que esta conquista não foi obtida pelo time de futebol, foi obtido pelo time de gestão, um time formado na sua maioria por pessoas muito simples, pessoas que mostraram uma raça extraordinária durante toda a etapa de implantação e principalmente na reta final e decisiva da certificação.
No momento,o Internacional é o único clube brasileiro com a certificação. Esta certificação representa um título muito especial, que não apenas premia o trabalho da gestão atual, mas que representa uma herança para todas as gestões futuras, validando todos os investimentos que foram feitos nos últimos anos, voltados a melhorar o atendimento dos clientes, ou seja todos os seus torcedores.
Hoje, com o sistema de gestão mais amadurecido, o foco está sendo a melhoria do mesmo no escopo certificado que abrange a interface com o torcedor e com o sócio através dos diversos processos do Clube. Esses processos são classificados como chave, de gestão ou de apoio, conforme abaixo.
Essa melhoria tem considerado iniciativas tais como:
- Reestruturação do Departamento da Qualidade;
- Aumento da abrangência do sistema de gestão ISO 9001, com a inclusão de outros processos no escopo de certificação;
- Retreinamento dos auditores internos;
- Definição de um logo para a Qualidade com base em votação feita pelos colaboradores do Clube;
- Retreinamento dos usuários nos softwares de controle de documentos e controle de registros;
- Redefinição da consultoria de apoio para assuntos do sistema de gestão;
- Redefinição do organismo certificador.
Politica de Qualidade
O Sport Club Internacional busca superar as expectativas de associados, torcedores e parceiros comerciais, através da melhoria contínua de seus processos, fundamentado pela valorização de seus colaboradores e pela busca permanente em atingir os objetivos da qualidade estabelecidos.
Objetivos
Assegurar a satisfação dos associados, torcedores e parceiros comerciais.
Melhorar o processo de comunicação com associados, torcedores e parceiros comerciais.
Aumentar o conhecimento dos associados, torcedores e parceiros comerciais com relação aos serviços oferecidos pelo clube.
Tornar p Estádio Beira-Rio reconhecido como um ambiente seguro para a recepção de seus frequentadores.
Aumentar a capacitação dos nossos colaboradores.
Melhorar continuamente os processos que integram o Sistema de Gestão da Qualidade.
Assegurar a manutenção do equilíbrio econômico/financeiro do clube.
Escopo da Certificação ISO 9001
Operação de estádio esportivo: recepção e atendimento de associados e torcedores no estádio Beira-Rio para jogos de futebol do Sport Club Internacional; Licenciamento e patrocínios relativos à marca Sport Club Internacional."
Fonte: Site do Inter
APÊNDICE COMPLEMENTAR
Ranking de Sócios Torcedores (Atualizado até 05/05/2015)
DICA: Blog novo sobre futebol: análises, estatísticas e curiosidades futebolísticas -----> OAnalistaDeFutebol
Nenhum comentário:
Postar um comentário