quinta-feira, 14 de maio de 2015

O QUE É PDCA ?

PDCA é uma metodologia gerencial que se baseia no planejamento para atingir resultados satisfatórios e estabelecer padrões para manter e posteriormente melhorar ainda mais estes resultados.

Acredito que este é um bom resumo do que chamamos PDCA.

P - PLAN - Planejar

D - DO - Executar

C - CHECK - Verificar/Acompanhar

A - ACT - Agir/Corrigir

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Falconi, detalha cada passo do PDCA no quadro à seguir:
Fonte: Campos (1999)

Após corrigir (PDCA), devemos padronizar esta melhoria visando melhorar ainda mais agindo preventivamente (SDCA).





 Muitas vezes vejo algumas pessoas que não conhecem tanto os conceitos da Gestão da Qualidade, utilizarem incorretamente a seguinte expressão:
"Para melhorar a Qualidade da empresa, iremos aplicar a FERRAMENTA DO PDCA!"

O PDCA não deve e não pode ser encarado como uma ferramenta, do tipo: "Agora iremos aplicar e executar o PDCA", NÃO ! 

O PDCA é uma metodologia que deve estar intrínseca no Sistema de Gestão da Qualidade !

 O Planejamento, a Execução, a Verificação e a Ação devem rodar "automaticamente" em todas as tarefas executadas dentro da organização, não tendo necessidade de ser aplicável apenas ao setor da Gestão da Qualidade.
 Por exemplo: Antes de executarmos as ações, devemos realizar um PLANEJAMENTO BEM ESTRUTURADO (P), logo após o planejamento devemos EXECUTAR/IMPLANTAR AS AÇÕES PLANEJADAS (D), depois da implantação devemos VERIFICAR A EFICÁCIA DA AÇÃO, em caso de eficácia, devemos padronizar a melhoria e já iniciar um planejamento de melhorar ainda mais os resultados obtidos (A). No caso de não houver eficácia, devemos executar as correções para melhorar os resultados (A).

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Vamos "injetar" PDCA na rotina das nossas organização e desta forma estaremos automaticamente comprometidos e próximos da MELHORIA-CONTÍNUA (KAIZEN) !

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