terça-feira, 12 de maio de 2015

O QUE É SGQ ?

 Nós, profissionais da Qualidade, lidamos diariamente com o termo SGQ e temos noção de seu significado, porém muitas vezes esta definição não é tão clara para as pessoas que não conhecem a Qualidade tão afundo.

S - Sistema
G - Gestão
Q - Qualidade

 O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é a estrutura organizacional criada para gerir e
garantir a Qualidade, os recursos necessários, os procedimentos operacionais e as
responsabilidades estabelecidas.

 Popularmente, acabamos chamando o setor/processo de Gestão da Qualidade pelas siglas SGQ ou algumas vezes GQ.

 De acordo com a ISO 9001:2005 Sistema de Gestão da Qualidade - Fundamentos e Vocabulários, o requisito 3.2.3 define SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE como: "Sistema de Gestão para dirigir e controlar uma organização, no que diz respeito à Qualidade.

 Essa semana, li uma excelente publicação no site da Templum Consultoria, onde é muito bem esclarecido os conceitos e princípios do SGQ:

"O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é um conjunto de elementos interligados, integrados na organização, que funciona como uma engrenagem para atender à política da qualidade e os objetivos da empresa, tornando visível nos produtos e serviços e atendendo as expectativas dos clientes.

O SGQ é uma ferramenta que traz controle e padronização dos processos e também permite a medição da eficácia das ações tomadas, com foco na satisfação do cliente e na busca da melhoria contínua dos processos.

Um sistema implementado e bem gerenciado proporciona à alta direção segurança para tomar decisões.

O organismo que dita as normas desse Sistema de Gestão é a ISO – International Organization for Standardization, com sede em Genebra, Suíça. A ISO 9001:2008 especifica requisitos para a gestão da qualidade e os princípios do sistema são:

1 – Foco no cliente
2 – Liderança
3 – Envolvimento das pessoas
4 – Abordagem por processos
5 – Abordagem sistêmica
6 – Melhoria contínua
7 – Decisões baseadas em fatos
8 – Relacionamento com fornecedores

Através de documentos e registros, uma organização pode comprovar o atendimento aos requisitos estabelecidos. Qualquer empresa pode ter o SGQ, independente do tamanho, quadro de funcionários ou faturamento, basta o envolvimento da alta direção e dedicação." (Cristiane Gonçalves - Templum Consultoria).


Nenhum comentário:

Postar um comentário