TIPO DENTE DE SERRA
Este é o estilo mais comum de melhoria nas organizações brasileiras. Na melhoria tipo "Dente de Serra", as organizações implantam uma ação de melhoria porém a melhoria deixa de ser executada logo em seguida por diversos motivos, como:
- Devido a falta de padronização, à melhoria deixou de ser mantida;
- Surgimento de um novo problema que gera a necessidade de uma nova melhoria;
Após a identificação da queda no gráfico, a organização realiza uma nova ação para alavancar seu nível de melhoria, mas novamente o nível não é mantido por um longo tempo.
Este ciclo irá se repetir por milhares de vezes, até que a organização consiga entender a importância da PADRONIZAÇÃO !
TIPO ESCADA
Este é o nível ideal de melhoria e todas as organizações devem tentar se aproximar ao máximo deste estilo de melhoria.
Após a melhoria, a organização estabelece padrões que irão garantir que esta melhoria não será desperdiçada.
Depois da padronização, a organização estabelece ações de caráter preventivo à fim de melhorar ainda mais os resultados obtidos !
REFLEXÃO:
"Em qual estilo, a organização em que trabalho, se enquadra melhor ?"
"Como podemos alcançar a ESCADA DA MELHORIA ?"
O caminho para se chegar à "escada" é longo e difícil, porém é ainda mais difícil se manter neste estilo de melhoria.
Para que possamos nos manter na "escada", devemos aplicar as ferramentas adequadas à rotina da nossa organização. Não existe receita mágica ! Não adianta alguém te indicar uma caixa de ferramentas qualificadas, sendo que nenhuma poderá resolver seu problema.
Por isso que devemos analisar criticamente a realidade dos processos das nossas organizações, para estarmos aptos para as melhores tomadas de decisões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário