GRÁFICO: O Movimento da Qualidade no Brasil (2011 - ISBN 978-85-64543-00-3)
As chamadas eras da Qualidade, podem ser classificadas da seguinte forma:
- Era da Inspeção – Qualidade com foco no produto:
No final do século XVIII e início do século XIX, a Qualidade era de responsabilidade do artesão (quem fabricava o produto).
- Era do Controle Estatístico da Qualidade – Qualidade com foco no processo:
Hove significativos desenvolvimentos na década de 1930, entre eles o trabalho de
pesquisadores para resolver problemas referentes à Qualidade dos produtos da Bell Telephone, nos E.U.A.. Este grupo, composto por nomes como W. A. Shewart, Harold Dodge, Harry Romig , G. D. Edwards e posteriormente Joseph Juran, dedicou boa parte de seus esforços em pesquisas que levaram ao surgimento do Controle Estatístico de Processos.
- Era da Garantia da Qualidade – Qualidade com foco no sistema:
Durante a 2ª. Grande Guerra os produtos destinados a uso militar tiveram prioridade no que dizia respeito a instalações, material, mão-de-obra habilitada e serviços de toda ordem. A produção de bens de consumo foi diminuída, incluídos os automóveis e eletrodomésticos. Enquanto isso, os operários que trabalhavam na produção militar, em muitas horas extras, fez aumentar o poder aquisitivo de várias famílias.
No fim da guerra, em 1945, os bens para a população civil eram escassos. A prioridade máxima das empresas passou a ser, então, o cumprimento dos prazos de entrega para garantir uma fatia maior do mercado, e a qualidade dos produtos foi se deteriorando de forma escandalosa - um fenômeno que sempre se repete em tempos de escassez. A falta de produtos atraiu para o mercado novos competidores, cuja inexperiência contribuiu ainda mais para o declínio da qualidade.
- Era da Gestão da Qualidade Total ("Total Quality Management - TQM") – Qualidade com foco no negócio:
Esta Era iniciou-se no Ocidente a partir dos esforços de recuperação de mercado impetrados por grandes empresas americanas, em meio à invasão de produtos japoneses de alta Qualidade no final da década de 70.
A Era da Gestão da Qualidade Total é uma evolução natural das três Eras que a precederam e está em curso até hoje . Ela engloba a Garantia da Qualidade, o Controle Estatístico da Qualidade e a Inspeção (Ver Figura 1.3), porém seu enfoque valoriza prioritariamente os clientes e a sua satisfação como fator de preservação e ampliação da participação no mercado.
- Era da Gestão Estratégica da Qualidade (Sistema de Gestão da Qualidade) - Normas de Gestão e Programas da Qualidade:
Com a visão de Feigenbaum, onde defende a valorização do papel do departamento da qualidade a partir de uma nova concepção, onde todos devem ter responsabilidade para garantir a qualidade dos produtos e serviços, além de desempenhar atividades de assessoria que garantam o nível adequado de custos na fabricação, inicia-se uma nova era da qualidade.
Com essa nova dimensão, a qualidade deixa de ser atributo do produto ou serviço, deixa de ser também responsabilidade exclusiva do departamento da qualidade. A qualidade passa a ser problema de todos e envolve todos os aspectos da operação da empresa. A qualidade passa a encara de forma sistêmica, para integrar ações das pessoas, máquinas, informações e todos os outros recursos envolvidos na administração da qualidade. Essa ideia implica a existência de um sistema da qualidade.
Desse modo, o papel da administração da qualidade é procurar garantir a satisfação do cliente e, ao mesmo tempo, garantir os interesses econômicos da empresa. Dentro da ideia do TQC, o fator humano desempenha papel primordial. Feigenhaum dizia que, no final das contas, todo produto ou serviço é realizado por um par de mãos humanas, e que, portanto, a obtenção da qualidade depende da participação e do apoio das pessoas.
ESQUEMA: Normas, Programas e Organizações voltadas á Gestão.
Antes, tínhamos como referência o SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO, hoje cada vez mais estamos ouvindo falar da inovação do HYUNDAÍSMO.
O processo evolutivo é gradual, mas não deixa de ser dinâmico. Devemos estar sempre preparados à mudanças.
Acredito que o "x da questão" está na capacidade em que as organizações têm de se adaptar. Muitas vezes podemos tentar implantar o melhor sistema produtivo do mundo em nossas organizações porém o resultado não sairá como o esperado, pois o contexto de cada indústria é diferente.
Nosso dever é absorver o melhor de cada metodologia e modelo de gestão, para poder aplicar da melhor forma em nossa organização.
Fonte:
- Livro: O Movimento da Qualidade no Brasil (2011 - ISBN 978-85-64543-00-3);
- Artigo: Gestão da Qualidade (Professor Edson Costa Aidefonso).
q site de QUALIDADE
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