quarta-feira, 18 de março de 2015

FÓRMULA PARA VENCER A CRISE


 Como todos sabem, nosso país está passando por uma crise extremamente preocupante, onde nossas indústrias estão tendo que se superar para manter o nível de produção sem comprometer sua saúde financeira. Em meio à este cenário caótico, como podemos fazer com que nossa organização supere este desafio ?
 A resposta para esta pergunta é mais fácil do que se possa imaginar.

O "Sucesso na Crise" é o resultado da função do nível de produtividade somado à qualidade dos produtos e custos.
 - Temos que aumentar ao máximo nossa produtividade em acordo com a capacidade da fábrica;
 - Para que esta produtividade seja útil, nossos produtos devem ser fabricados com qualidade na primeira tentativa, eliminando cada vez mais o índice de refugo e retrabalho (TRABALHO DOBRADO = CUSTOS COM NÃO QUALIDADE = PREJUÍZOS).
 - E para completar, devemos nos preocupar com os gastos desnecessários. Devemos economizar em água, luz, folhas de ofício e até mesmo reduzir os estoques de alguns insumos utilizados mais esporadicamente.

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Nós, profissionais da Qualidade, temos o dever de disseminar este pensamento em toda a organização ! Temos que aproveitar este momento de crise e aumentar a conscientização de todos em relação à Gestão da Qualidade.
Geralmente é em momentos de crise que costumamos nos unir em busca de um objetivo. Dada às devidas proporções, foi o que o Japão fez logo após a Segunda Guerra Mundial. O Japão havia perdido boa parte de sua infra-estrutura e de seus recursos, e o único modo que eles encontraram para superar esta tragédia foi através da IMPLANTAÇÃO DE UMA CULTURA DE QUALIDADE TOTAL.


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 Li um artigo publicado no Blog da Qualidade que também fala da crise:




"Atenção! Estudos recentes indicam que apenas 6 pessoas sofrem com a crise econômica: Eu, Tu, Eles, Nós, Vós, Eles.
Não sou economista, nem empresária, não invisto na bolsa de valores, sou apenas uma Brasileira que percebeu como está a economia no nosso País. Aliás, não precisa muito para isso, basta ligar a televisão, navegar na internet, receber as contas no fim do mês, ir ao mercado para saber sobre o cenário econômico, político e financeiro do Brasil. O fato é que isso impacta diretamente em nossa vida, no orçamento, objetivamente falando. A economia mundial está vivendo um momento único na história. Estamos vivendo uma crise causada por outras crises.
O objetivo aqui não é ir a fundo sobre os motivos da crise atual, nem entender os fatores que colaboram para isso, mas sim tentar responder as seguintes perguntas:
De que forma as empresas vão atuar para sobreviver no mercado perante a crise atual? Isso vai afetar sua empresa?
O setor corporativo não pode ignorar a existência da crise, bem como as suas ameaças. A qualidade não pode cair, a não ser que você deseje que a sua empresa também enfrente uma crise.
Mas o que tem a ver a Crise e Qualidade?
qualidade é uma das maneiras mais importantes de garantir o valor de produtos e de serviços, e ganhar competitividade no mercado diante dos seus concorrentes. O conceito de qualidade avançou bastante, pois antigamente ele restringia-se na identificação de erros e no lado negativo das rotinas, hoje o cenário é outro. Qualidade deve ser vista como um termômetro na sua Empresa, é ela que vai estabelecer pontos de melhoria, sinalizando o que não está bom, o que está e o que pode melhorar. Não é à toa que escutamos cada vez mais sobre Qualidade de um Produto, Qualidade de um Serviço, Qualidade de Ensino, Qualidade de Vida, etc. Com o aparecimento em todos os domínios de produtos cada vez com melhor qualidade, as pessoas adquiriram uma nova cultura e tornaram-se mais exigentes e sensíveis, diferenciando-se de tempos atrás. A qualidade não está só em voga, nem é apenas uma tendência, por isso não devemos nos esquecer do quanto ela é importante para a empresa.
Sendo assim, em meio à crise é latente a necessidade de adotar ações para atrair e conquistar o interesse de clientes potenciais e fidelizar aqueles já conquistados. Mas como?
É preciso ter práticas de gestão que atendam de maneira efetiva a necessidade dos seus clientes. Os clientes já existentes não procuram outra empresa quando estão satisfeitos com o serviço ou o produto que está sendo oferecido, logo a Qualidade é fundamental.
A princípio, é necessário verificar qual é o segmento da sua empresa, no que ela atua, o que você vende. Só assim é possível definir qual abordagem será utilizada. Em suma, gerir com qualidade é ter em mente que deve haver uma busca contínua da satisfação das necessidades dos clientes. A partir do momento em que é implantado na sua empresa um sistema de gestão da qualidade é possível conseguir alguns benefícios, como:
  • Aumentar a satisfação e a confiança dos clientes;
  • Aumentar a produtividade;
  • Melhorar os processos de modo contínuo;
  • Acessar mais fácil novos mercados;
  • Medir a satisfação dos clientes e atuar sobre os resultados;
  • Gerenciar o relacionamento com os clientes.
Portanto,  a gestão da qualidade é uma grande aliada, sendo uma atividade estratégica para controlar uma organização com o intuito de possibilitar a melhoria de produtos/serviços  visando a completa satisfação dos clientes, ou ainda, a superação de suas expectativas.
Porque…
“Gestão e sobrevivência andam lado a lado.” – Joseph Carvalho
A crise vai afetar a todos, isso é fato! Quem vai permanecer de pé vai depender do quanto investiu em maneiras efetivas de manter o negócio sustentável, e aí melhoria contínua e relacionamentos verdadeiros com clientes faz todo sentido.
Conflitos, riscos e problemas podem surgir em quantidade, mas saber geri-los é questão de qualidade. Esteja preparado!"

AUTORA: Ariele Salles - Blog da Qualidade
FONTE: http://www.blogdaqualidade.com.br/crise-brasileira-vai-atingir-sua-empresa/

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