segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Blog da Qualidade - Professional da Qualidade 1#

Irei reproduzir 2 artigos postados no Blog da Qualidade, que é um blog muito conceituado e respeitado pelos profissionais da Qualidade. A autora do artigo é Monise Carla Bueno.
Estes posts irão apresentar situações em que o profissional da qualidade muitas vezes é criticado e taxado como chato, e ainda falaremos sobre a importância do profisional da qualidade para o amadurecimento de um Sistema de Gestão. Vamos ao post.



Não aguento mais os caras chatos da Qualidade!

"Desculpa pelo título ofensivo amigos profissionais daQualidade, na verdade eu amo vocês, mas essa frase é repetida tantas vezes por aí que eu resolvi fazer isso para chamar a atenção desse pessoal, espero que até o final deste artigo eu te convença que vale a pena indicar a leitura para seus amigos.

Que o pessoal da Qualidade é um bando de chato que fica cobrando as coisas o tempo todo é verdade, mas essa é realmente a função deles?

Não necessariamente. As cobranças feitas pelos profissionais da qualidade são principalmente por causa da falta de comprometimento das pessoas com o sistema de Gestão da Qualidade, e como há um profissional responsável pelo bom funcionamento desse sistema, cai sobre ele a responsabilidade de tentar fazer funcionar, mesmo que isso custe sua imagem perante os colegas de trabalho.

Sim, concordo que toda ação feita em prol da Qualidade Total é válida, mas como conquistar o comprometimento das pessoas com a Qualidade?

Em uma das auditorias da certificação do ITMark na Forlogic, o consultor com um discurso muito direto levantou a questão: qual a função do profissional da Qualidade na organização? E sinceramente, a primeira coisa que me passou na cabeça foi: “Cobrar, ué! Fazer esse negócio funcionar na base de encher o saco dos outros “. Mas você acredita que não é isso? A resposta é: PREVENÇÃO!
Quando se fala de comprometimento, a resposta favorita dos profissionais da área é “A diretoria precisa estar mais ativa nas ações da Qualidade“. E é verdade, eu concordo! Se a maior interessada não se conscientiza é complicado refletir isso para os demais, mas além de ter a diretoria mais ativa dentro da disseminação da Qualidade, o profissional da área deve mudar sua postura em relação ao SGQ, parar de achar que ele tem que ser um policial da Qualidade, que sua função é só abordar, cobrar, corrigir, chatear, “punir” com não conformidades, punir com broncas, auditar severamente os fora-da-lei.
O posicionamento está ligado à melhoria, prever erros, fazer as coisas funcionarem melhor, e como dever de casa a primeira coisa a se fazer é parar de falar: “você tem que fazer isso porque a ISO pede” ou “porque consta na norma”. Comece a dar significado para as atividades, mude a abordagem, deixe clara a necessidade, mostre os resultados, envolva as pessoas, peça opinião, dê dicas! Não haja como quem depende desse monte de gente que não está nem aí para qualidade e trabalhe para encantar as pessoas, venda a Qualidade para as pessoas, e isso não quer dizer para você deixar de ser firme quando preciso, mas significa LIDERAR de fato!
Imagine que você tem um e-mail para escrever para um amigo que não tem nem tanta importância, você vai escrever e mandar, sem delongas. Mas suponhamos que você vai escrever um e-mail para a pessoa que você mais admira profissionalmente, é óbvio que você vai ler, reler, e até pedir para alguém revisar para você. Isso porque o segundo tem significado, tem um motivo claro para você. O profissional da Qualidade tem que ser a pessoa chamada para revisar o e-mail.
A maioria das pessoas se perde no significado real do que estão fazendo, a Qualidade tem por função orientar para esse significado, prevendo erros, resultados negativos de desempenho e projetando um cenário inovador."

Reproduzi a conteúdo publicado no Blog da Qualidade pois me identifiquei com seus posicionamento sobre os assuntos abordados.
O Profissional da Qualidade deve fazer com que a organização como um todo, adote os fundamentos da Qualidade, independente do setor e cargo.

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