segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Blog da Qualidade - Professional da Qualidade 3#

Este é o último post da série que reproduzimos os BRILHANTES artigos publicados no Blog da Qualidade, que falam sobre a importância da cooperação do Profissional da Qualidade e os demais colaboradores em prol da Gestão e Manutenção da Qualidade na organização.
Autora do Post: Monise Carla Bueno



qualidade


Qualidade: A responsabilidade é de todos!

"Diante de toda polêmica do post “A culpa é do Profissional Qualidade!“, resolvi compartilhar o que penso sobre o assunto. Quero começar reafirmando que a culpa pode até ser em partes do profissional da Qualidade, mas como diz o velho ditado “uma andorinha não faz verão”.
A responsabilidade do representante da direção é grande, o mesmo deve assegurar a execução dos processos do sistema de gestão da qualidade além de controla-los e melhora-los. Para isso ele precisa de qualidades como liderança, conhecimento das pessoas e da empresa, boa comunicação, persuasão e negociação, a direção deve dar a ele a autoridade de estabelecer os processos, solicitar melhorias e realizar cobranças sobre essas, para que o mesmo consiga assegurar a conscientização sobre os requisitos do cliente.
Mas mesmo quando esse profissional executa seu trabalho com sucesso, ele precisa da colaboração de todos, todos devem estar comprometidos com as mudanças, melhorias e atendimento aos requisitos. A ISO 9001:2008 tem um requisito inteiro, o requisito 5, que descreve como deve ser o comprometimento da direção, sem esse o profissional da qualidade não irá conseguir fazer nada. O profissional da qualidade documenta os processos, mas o mesmo não é responsável na execução de todos.
ISO 9001: 2015 prevê a retirada do papel representante da direção, acredito que para amenizar essa ideia de que a responsabilidade é de apenas uma pessoa, ou seja, não será obrigatório designar o posto, pois a própria direção em conjunto poderá fazer as funções e assumir as suas responsabilidades.
Para que uma empresa tenha sucesso é preciso trabalhar em equipe, cada um executando a atividade que lhe cabe, se preocupando no impacto que isso tem nas atividades dos outros. A qualidade deve ser compromisso de todos.
Graças a Deus trabalho em uma empresa onde respiramos qualidade, onde a direção e todos os colaboradores são comprometidos. Tiramos certificações como: MPS-BR nível F, ITMarK,MPE e seremos avaliados em Moprosoft e ISO 9001 ainda esse ano, e isso não é culpa somente do profissional da qualidade e sim de um trabalho em equipe com pessoas qualificadas e comprometidas.
E o melhor de tudo é que nossos certificados não ficam somente na parede, aprendemos mais a cada certificação, melhoramos mais nossos processos e a empresa cresce visivelmente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário