As normas existem, pois Comitês Especializados decidiram discutir, definir e padronizar algum tipo de informação/conhecimento.
Ou seja, AS INFORMAÇÕES CONTIDAS EM UMA NORMA SÃO VALIOSÍSSIMAS !
Quando temos a possibilidade de termos acesso à uma dela (principalmente as da série ISO 9001), temos uma oportunidade ímpar de aprender ainda mais sobre Gestão da Qualidade.
Ontem eu estava dando uma lida na norma ISO 9000:2005 Sistemas de Gestão da Qualidade - Fundamentos e Vocabulário, e estudei sobre os Princípios da Qualidade:
0.2 PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE (ISO 9000)
1 - FOCO NO CLIENTE: Entender as necessidades atuais e futuras do cliente, seus requisitos e exceder suas expectativas;
2 - LIDERANÇA: A liderança deve estabelecer unidade de propósito e o rumo da organização. Os líderes também devem manter um ambiente interno, com a equipe envolvida com o propósito de atingir os objetivos da Qualidade;
3 - ENVOLVIMENTO DAS PESSOAS: O total envolvimento das pessoas possibilita que suas habilidades sejam usadas em benefício da organização.
4 - ABORDAGEM DE PROCESSOS: Um resultado desejado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como um processo;
5 - ABORDAGEM SISTÊMICA PARA A GESTÃO: Identificar, entender e gerenciar processos inter-relacionados como um sistema contribui para a eficácia e eficiência da organização no sentido de atingir os objetivos;
6 - MELHORIA CONTÍNUA: A melhoria contínua deve ser o objetivo permanente para SGQ;
7 - ABORDAGEM FACTUAL PARA TOMADA DE DECISÕES: Decisões eficazes são baseadas em análise de dados e informações;
8 - BENEFÍCIOS MÚTUOS NAS RELAÇÕES COM FORNECEDORES: Uma relação de parceria entre clientes e fornecedores, aumenta a habilidade de ambos em agregar valor.
-------------------------------------------------------------------x-------------------------------------------------
Analisando detalhadamente estes 8 Fundamentos da Gestão da Qualidade, podemos notar a correlação com alguns dos principais requisitos da norma ISO 9001:2008. Para exemplificar esta comparação, elaborei a tabela mostrada logo abaixo:
Tabela Comparativa - Fundamentos ISO 9000 x Requisitos ISO 9001
Nenhum comentário:
Postar um comentário