quarta-feira, 15 de julho de 2015

16º Congresso Internacional da Qualidade - PGQP

 Durante os dias 16 e 17 de julho, irei participar de um dos maiores eventos relacionados à Qualidade do país, 16º Congresso Internacional da Qualidade que será realizado na FIERGS.

TEMA: Conexão Qualidade - O resultado de evolução continuada.

"A NATUREZA E O SER HUMANO

A conexão sempre fez parte da nossa vida. O próprio evento do Big Bang a grande expansão que gerou todo o universo foi concebido a partir da união de partículas, matérias e energia. É uma condição natural das coisas e de sua evolução. Conectar pessoas é uma prática do ser humano. Desde a época da pré-história, o conceito de trocas, de união de povos, criação de tribos, sempre teve o fim de atrair e unir pessoas que compartilham os mesmos desafios e valores.

Conectar, agrupar e mobilizar: todas essas ações estão presentes há muitos anos em diversos elementos da natureza, inclusive em seres vivos denominados irracionais, isto é, o próprio instinto os levam a se unir e enxergar um bem comum. A conexão também faz parte de diversas teorias que explicam a própria vida, como o budismo, que afirma que absolutamente tudo está conectado.

Nos últimos anos, o homem potencializou este conceito presente na natureza e passou a conectar pessoas e coisas de formas mais complexas. Houve a criação das ciências, a divisão de países, moedas, cultura, o advento de calendário, as horas e demais formas importantes de organização e agrupamento. Estas e outras coisas servem para conectar ideias, pensamentos, filosofias e pessoas.


A TECNOLOGIA

O mundo da tecnologia, há muito tempo, criou o que podemos chamar de extensão do corpo humano: o telefone como extensão da nossa voz, o carro como extensão de nossas pernas, o avião nos deu asas e os avanços da medicina aumentou nosso tempo de vida. Essa evolução tecnológica sempre existiu, mas nunca evoluiu tão rápido. Estamos vivendo o período de maior rapidez evolutiva de tecnologia que este planeta já viu. Soluções são criadas e viram obsoletas de uma hora para a outra. O mundo da internet, da robótica e da inteligência artificial está mudando nossa forma de viver e de se relacionar. É o conceito de rede inteligente, redes com propósitos, que agregam valores às nossas vidas e que estamos nos acostumando e nos entregando à estas novas possibilidades.

As novas gerações já não conseguem imaginar o mundo sem o uso de smartphones e tablets, sem redes sociais e conexões em tempo real. É como se imaginássemos o mundo sem a escrita ou a fala: parece totalmente impossível. Provavelmente estamos partindo para um caminho sem volta, onde a conexão e as redes farão parte da humanidade pra sempre. Por mais que tenhamos a possibilidade de sair do wi-fi, do aplicativo, da rede e poder refletir e contemplar conexões mais simples, ainda assim nunca iremos descartar as possibilidades que as novas tecnologias nos dão ou deixar de enxergar valor no que elas nos trazem.


A CONEXÃO QUALIDADE

Um mundo em rede e conectado em tempo real: estamos falando de bilhões de pessoas e trilhões de linhas de textos, códigos, vídeos, imagens e teorias. Tudo isso precisa ter propósito e estar alinhado ao nosso sonho maior: uma humanidade mais justa e sustentável, com o equilíbrio entre nossos recursos e nosso desejo de desenvolvimento. Precisamos de soluções criativas, que sejam mobilizadoras para engajar as pessoas necessárias para dar vida à estas ideias.

Os conceitos da Qualidade nos entregam um vasto conhecimento para fundamentar a base para o desenvolvimento dessa mega estrutura. Eles nos mostram caminhos e inspiram formas de tornar operacional e eficiente essas novas conexões que estão sendo criadas a cada dia. Unir o mundo das redes com os fundamentos da qualidade é estreitar a relação entre a experiência de teorias comprovadas com os novos mercados e as novas formas de pensar e agir. Isso é fundamental para garantir segurança e solidez aos negócios, neste cenário global de constante mudança e incerteza.

Dessa forma o PGQP traz o 16º Congresso Internacional da Gestão para discutir o tema da Conexão Qualidade: O Resultado da Evolução Continuada, com a desafiadora missão de perceber, através de uma visão sistêmica, o papel e as responsabilidades de cada ciência para contribuir em conexões mais fortes, mais inteligentes e com mais qualidade.

Será um prazer contar com a sua presença em Porto Alegre/RS, nos dias 16 e 17 de julho de 2015, no Teatro do SESI - FIERGS. Além das palestras magnas, teremos o nosso grande momento de Premiação, o 20º Prêmio Qualidade RS e o 5º Prêmio Inovação PGQP, a entrega do "Oscar da Qualidade"."

Programação completa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário