segunda-feira, 13 de julho de 2015

A ISO é (deve ser) maior que isso !



 Estava lendo um artigo sobre as maiores dificuldades encontrados nos SGQ's das organizações brasileiras e passei à refletir sobre o real propósito da ISO. 
 Rapidamente cheguei à (óbvia) conclusão de que a ISO DEVE SER MAIOR DO QUE É HOJE ! As organizações estão utilizando a norma apenas para fins comerciais e/ou contratuais, distorcendo completamente o real propósito desta nobre norma de certificação que visa GERENCIAR A QUALIDADE DOS PROCESSOS NA ORGANIZAÇÃO.

Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) são uma interessante alternativa para esta geração de vantagem, pois eles desenvolvem um padrão de melhoria a partir da motivação do quadro de colaboradores, do controle de processos, da identificação de requisitos e atendimento das necessidades dos clientes (CALARGE; LIMA, 2001).


 A ISO DEVE SER MAIS QUE UM CERTIFICADO NA PAREDE !

Resultado de imagem para certificado na parede

 Para que a norma possa rodar de forma efetiva, antes da certificação, a direção deve ter convicção de que com a implantação da norma, o foco da organização passar à ser a qualidade (satisfação do cliente). A adoção da ISO deve ser uma decisão estratégica e a concepção de seu plano estratégico deve ser influenciado por diferentes necessidades e objetivos, como processos e produtos.
 Esta preparação do terreno, faz com que a organização tenha uma base para manter e buscar continuamente a melhoria no nível do SGQ.
 Quando a Direção não participa de forma efetiva na Gestão da Qualidade, o conceito da certificação vai se perdendo aos poucos junto com a cultura da qualidade. Desta forma, todas as ações do SGQ são voltadas para "apagar incêndios" e a parte primordial da Gestão chamada de PLANEJAMENTO, é deixada de lado, pelo fato de que a organização se acomodou e optou em apenas MANTER o certificado na parede. Quando uma organização alcança este nível, só resta planejar ações voltadas para resgatar fortemente a CULTURA DA QUALIDADE ! Porém sabemos das dificuldades em realizar mudanças culturais nas empresas brasileiras...


DIFICULDADES 
 A maioria dos problemas nas organizações resulta de não compreender e não cumprir os requisitos da norma.
 Conforme minha experiência na área, acredito que os principais motivos que dificultam o funcionamento da ISO 9001, são os seguintes: 
  • Falta de comprometimento da Alta-Administração;
  • Problema Cultural;
  • Resistência à mudanças.


 Outra questão importante que vale ressaltar, a manutenção da Qualidade na organização e a busca pela melhoria-contínua não deve ser de responsabilidade exclusiva do setor de GESTÃO DA QUALIDADE, todos os colaboradores devem estar envolvidos e engajados pela Qualidade como um todo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
  • Revista Banas Qualidade, edição 257, Novembro de 2013 - "ISO 9001 - Norma Sábia ";
  • Artigo: Um estudo sobre a certificação ISO 9001 no Brasil: mapeamento de motivações, benefícios e dificuldades. Rafael Maekawa; Marly Monteiro de Carvalho; Otávio José de Oliveira. 2013.




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