O termo Kaizen origina-se da cultura japonesa e possui o significado de "melhoria contínua" ou "melhoria gradual".
KAIZEN = "Hoje melhor do que ontem e pior do que amanhã! "
De forma semelhante ao que ocorre com o PDCA, o Kaizen não é uma ferramenta que é utilizada apenas uma vez. Mais do que uma metodologia, o Kaizen deve fazer parte da filosofia e cultura da organização e seus colaboradores.
Nós enquanto profissionais comprometidos com a Qualidade, devemos praticar o Kaizen e incluirmos nas nossas filosofias de vida, para que consequentemente possamos "executá-lo" de forma natural no nosso trabalho.
CRIADOR:
Masaaki Imai (nascido em 1930, Tóquio) é consultor na área de gestão de qualidade. Conhecido como o “Guru da Gestão Enxuta” e pai do Aprimoramento Contínuo (CI), Masaaki Imai foi pioneiro e líder na divulgação da filosofia Kaizen pelo mundo.
Segundo Imai, o conceito de Kaizen consiste em realizar aprimoramentos simples e sensatos e refinamentos aos processos comerciais completos – com o apoio da estratégia geral de aprimoramento contínuo da organização.
O Sr. Imai fundou o Instituto Kaizen em 1985, também conhecido como o Grupo de Consultoria do Instituto Kaizen (KICG). Ele continua a exercer uma função importante como embaixador e visionário da organização, enquanto participa ativamente de conferências no mundo inteiro, divulgando sua mensagem de KAIZEN ENXUTO. O Instituto concentra-se em uma abordagem total para atrair a empresa como um todo a criar uma cultura enxuta que seja sustentável.
Fonte: Revista Banas Qualidade, edição 257, novembro de 2013, página 26.
Existem também os 9 pontos da Filosofia Kaizen, que são os seguintes:
- Rapidez;
- Resultados Imediatos;
- Quebra de Paradigma;
- Trabalho em Equipe;
- Aprender fazendo;
- Novo meio de administrar;
- Foco estratégico;
- Redução de desperdício;
- Criatividade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- Site: Portal-Administração: Kaizen e a filosofia da melhoria contínua;
- Revista: Banas Qualidade, edição Gurus da Qualidade Mundial;
- Revista: Banas Qualidade, edição 257, Novembro de 2013;
Gostei muito. Mostra o respeito ao ser humano e a empresa como um todo.
ResponderExcluir