É de consenso geral, que os Profissionais da Qualidade possuem influência direta em diversos fatores de uma organização, tais como:
• COMPETITIVIDADE;
• CULTURA ORGANIZACIONAL;
• MELHORIA CONTÍNUA;
• Entre outros;
Segundo o FNQ, as organizações que utilizam práticas de gestão da qualidade conseguem melhor produtividade, aumentam a satisfação do consumidor, ampliam a sua participação no mercado (marketshare) e aumentam seus lucros.
Tendo em vista todos esses ganhos, no entanto, o Brasil ainda é o país que menos possui profissionais certificados na área de qualidade, de acordo com um artigo publicado pela Quali, uma instituição formada pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Competitividade (PGQP) e pela American Society for Quality (ASQ), com o objetivo de treinar e certificar profissionais na área da Gestão da Qualidade, dentro dos rigorosos padrões da ASQ.
Em artigo publicado na revista Banas Qualidade, Marta Kassab fez os seguintes comentários:
“O Aumento da Competitividade nas empresas passa diretamente pelo avanço na capacitação dos profissionais da Qualidade (...) Para haver uma economia mais competitiva, precisamos de empresas competitivas. Portanto não podemos descartar o papel da excelência na gestão como um elemento chave para o crescimento da competitividade do país.”
Visando trabalhar neste sentido, o setor privado brasileiro vem fazendo um longo esforço para fomentar a excelência na Gestão, desde o início dos anos 90, foram implantadas iniciativas como:
• FNQ (Fundação Nacional da Qualidade);
• MBC (Movimento Brasil Competitivo);
• Rede QPC (Rede de Qualidade Produtividade e Competitividade);
• PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade);
• Entre outros;
Estas iniciativas fomentam e disseminam (tanto no setor público quanto privado) a busca pela qualidade e excelência da Gestão.
Apesar de cerca de 20 anos de esforços, pesquisas recentes com empresas nacionais apontam que na maior parte dos casos a qualidade ganha importância em uma organização apenas na medida em que ela se torna uma exigência dos clientes ou consumidores de seu setor.
Segundo pesquisa realizada pela consultoria Allcon, realizada em 2010, foi possível encontrar alguns fator interessantes, tais como:
• 78% das empresas pesquisadas, afirmam que o papel do Profissional da Qualidade é de apenas adequar a empresa para as certificações ISO;
• 1,9% dos Profissionais da Qualidade atuam na Cultura Organizacional;
• 34,1% dos entrevistados dizem que faltam profissionais
Um elemento que pode ajudar a impulsionar a competividade da economia brasileira pode ser a ampliação da base de profissionais da área de qualidade com padrão internacional. Um profissional da área de qualidade está capacitado para atuar nos mais diferentes modelos de excelência organizacional, seja o Six Sigma, sejam outros. Se este profissional conta com uma certificação de nível internacional, concedida pela American Society for Quality (ASQ), isto significa que ele está em linha com o corpo de conhecimentos mais atual na gestão de uma organização.
Trecho da entrevista realizada pelo FNQ, com o especialista da ASQ, Michael W. Byrnes:
Qual o currículo ensinado pela ASQ nos seus cursos técnicos de certificação?
A certificação da ASQ é um exame, reconhecido pela ASQ (American Society for Quality) e pelo mercado global de qualidade que atesta a proficiência e a compreensão de conhecimentos específicos em determinada área. A certificação é um marco de excelência e demonstra que determinada pessoa possui o conhecimento específico solicitado e que assegura a qualidade de seus produtos e serviços.
Diversas áreas são atestadas pela certificação da ASQ, entre elas:
Qualidade da engenharia, qualidade da gestão; qualidade da auditoria; técnico; calibragem; inspeção e Six Sigma.
A ASQ oferece 16 diferentes certificações. São elas:
Certificação para inspetor de qualidade; certificação para técnico de qualidade; certificação para técnico de calibragem; certificação para analista de processo de qualidade; certificação para engenheiro de qualidade, certificação para engenheiro de segurança; certificação em engenheiro de qualidade para software; certificação em auditor de qualidade; certificação para auditor de HACCP; certificação para auditor biomédico; certificação para associado para melhoria da qualidade; certificação para gerente de qualidade e excelência da gestão; certificação em profissional de farmacêutica; certificação para Six Sigma – cinto verde; certificação Six Sigma – cinto preto; certificação para máster – cinto preto.
É possível mensurar os ganhos para uma organização e até para a sociedade em geral quando aumentasse o investimento em qualidade?
Com certeza é possível. Técnicas de qualidade, ferramentas e métodos auxiliam na redução de custos de produtos tangíveis e melhoria da satisfação do consumidor. Estudos e a experiência nos diz claramente que organizações que utilizam práticas de gestão da qualidade conseguem melhor produtividade, aumentam a satisfação do consumidor, ampliam a sua participação no mercado (marketshare) e aumentam seus lucros.
Processos orientados pela qualidade permitem com que organizações padronizem as suas maneiras de trabalho, alcançando uma melhor coerência, tempo de ciclos de trabalho mais rápidos e com menos erros. Empresas de todas os segmentos podem claramente comunicar e medir o impacto no seu negócios depois de começar a investir em gestão da qualidade.
De acordo com um recente artigo divulgado pela Quali, comparando o Brasil com países como India, China, Coreia do sul, México e Irlanda, somos um dos países que menos certificou profissionais na área da qualidade. Esse dado impacta no número de profissionais qualificados, que estão em falta no mercado. Como o Brasil pode se recuperar neste sentido?
O Brasil ainda não incorporou em sua cultura a prática de busca de certificação profissional em muitas áreas do conhecimento. Por um lado os profissionais brasileiros valorizam mais a busca de um mestrado e doutorado, do que uma certificação profissional. Não perceberam ainda que, quando pretendem se inserir no mercado globalizado, é atribuído muito mais valor a uma certificação mundialmente reconhecida do que para qualquer diploma em universidades brasileiras. Por outro lado a grande maioria dos empresários, por desconhecerem a existência de certificações profissionais como a da ASQ, não exigem que seus colaboradores as busquem nem mesmo as utilizam como filtro de seleção por melhores profissionais. As empresas brasileiras precisam perceber o quanto tem a ganhar em possuir profissionais certificados entre seus colaboradores e passar a proporcionar este tipo de qualificação às pessoas em posições chave dentro da empresa.
Quais são os países que mais certificam profissionais na área de qualidade? É possível dizer que há ganhos na área de qualidade por conta deste número elevado?
Estados Unidos, Canadá, Coreia do Sul e India.
Na sua opinião, quais setores da economia precisam investir mais em qualidade?
Todos os setores da economia brasileira precisam investir em Qualidade. Obviamente alguns setores que tem aparecido na mídia como recordistas em reclamações de clientes (empresas de telecomunicações, bancos, lojas de varejistas e empresas aéreas) nos parecem a escolha mais óbvia.
A realidade é que empresas de serviços tem menos histórico de investimento em Qualidade do que o setor de manufatura, existem exceções, mas a grande maioria das empresas do setor de serviços se beneficiaria enormemente de investimentos em Qualidade, pois está defasada do setor de manufatura. Mas mesmo as empresas de manufatura devem investir continuamente em Qualidade, não há outra forma de se manter competitiva em um mercado globalizado e ainda aumentar seus lucros já que muitas ferramentas da Qualidade quando aplicadas corretamente por profissionais altamente qualificados reduzem desperdício e aumentam a produtividade.
Qual o perfil do profissional da qualidade?
O perfil de um profissional de qualidade é bem abrangente e diversos setores precisam de profissionais da qualidade, como manufatura, serviços, educação, entre outros. Profissionais de qualidade variam de profissionais de atendimento a CEOs e presidentes de organizações de todos os tamanhos. Podemos dizer que o comprometimento e a paixão na construção de um mundo melhor, pela redução de lixo e também pela produção de produtos e serviços com qualidade superior são características comuns aos profissionais de qualidade.
Durante os últimos anos, a área de qualidade passou por mudanças? Quais foram elas?
Os resultados da pesquisa ASQ Global State of Quality (você encontra mais informações sobre esse estudo no endereço: mostram que a qualidade está caminhando de uma atividade realizada pela área de Compliance para uma ação que inclui o negócio em todos os seus aspectos, incluindo seus consumidores. Muitas organizações utilizam os próprios consumidores no seu processo de qualidade, por meio de conversas regulares com eles para obter feedback e melhorar seus services pelo ponto de vista do cliente. Essa ação tem permitido a construção e a realização de produtos específicos e mais próximos da vontade daqueles que verdadeiramente irão utilizá-los.
Fonte:
- Artigo: Revista Banas Qualidade, edição 257, Novembro de 2013. Elevar a competitividade brasileira passa pela maior oferta de profissionais da QUALIDADE. Marta Kassab.
- Entrevista FNQ, com Michael W. Byrnes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário