terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Dicas para o Fim do Ano - Planejamento dos Objetivos para 2015


Eu sempre gostei de fazer uma listinha com os objetivos para o próximo ano. Mas tenho que dar uma notícia triste para quem também segue esta tradição... a lista sozinha não adianta para nada !

Nos primeiros anos que eu fazia a lista, eu iria conferir as realizações apenas em dezembro do mês seguinte, ou seja ficava o ano todo sem lembrar da lista e esperava que os objetivos se realizassem sozinho.


Para 2014, elaborei, juntamente com a minha noiva, uma planilha de controle (semelhante à uma planilha de Planos de Ação).
A cada dois meses, nós verificávamos quais objetivos tinham sido alcançados. Ao chegar em dezembro, verificamos que conseguimos atingir mais de 75% dos objetivos planejados:
- Noivamos;
- Compramos um carro;
- Entramos para faculdade;
- etc.

Ou seja, tratar a "Listinha do Final do Ano" como uma tarefa da Gestão da Qualidade (Elaboração de Planos de Ação), pode ser a solução ideal para aqueles que buscam atingir grandes objetivos para o ano seguinte.

LEMBRETE: Assim como no SGQ, não basta termos grandes ideias e objetivos escritos em uma planilha, e não fazermos nada para atingir ou realizar estas ações. Vicente Falconi disse certa vez: "Acredito que o problema do brasileiro não é mais o Planejamento. Nós planejamos, porém não implantamos os planos na prática. Nosso problema está concentrado na Execução. Temos grandes dificuldades em executar as ações".



Nenhum comentário:

Postar um comentário