sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

PERFIL DO ANALISTA DA QUALIDADE



Quais as atribuições do Analista da Qualidade? Qual deve ser o perfil deste profissional? Qual a importância deste cargo para a manutenção e melhoria do Sistema de Gestão em uma organização? Buscaremos esclarecer neste artigo, estas e outras perguntas relacionadas à este cargo que é fundamental para conduzir e disseminar a Qualidade em um ambiente de trabalho.
1 -  “O Analista da Qualidade é, em muitas organizações, o profissional que faz acontecer tudo relativo à Qualidade: mapeia e verifica os processos; analisa não conformidades e investiga causas; redige e revisa procedimentos da área e avalia os de outras áreas relacionadas com a Qualidade. Precisa se manter atualizado com respeito às normas da área e controla estes e outros documentos importantes do SGQ. Ele também prepara treinamentos e palestras de conscientização necessária à Qualidade, além de conduzir reuniões de CCQ, brainstorms, etc. Faltou alguma coisa?
Conhecimento e competências
Não existe regulamentação específica ou certificação para este cargo, mas é comum que lhe seja exigido no mínimo o curso técnico na área da Qualidade, quando não formação superior em Administração. Também é necessário dominar as ferramentas básicas da Qualidade (no mínimo) e, dependendo do ramo de atuação da empresa, precisará também conhecer FMEA, MASP, 8D, Lean e Six Sigma.
Uma pós-graduação em Gestão da Qualidade é o caminho natural para a evolução desse profissional. Dentre suas competências, precisa ter boa comunicação, capacidade analítica, visão sistêmica, bom relacionamento para transitar bem em todos os níveis da organização.”
(Fonte: Emprego Virtual)

2 – “O analista de qualidade é o responsável por analisar os procedimentos realizados em uma empresa através de auditorias, sejam elas internas ou externa. Esse profissional tem o objetivo de controlar o desempenho e evitar que a empresa ande fora dos padrões que foram estabelecidos e caia em não conformidades. O analista de qualidade é responsável por elaborar, coordenar e executar tudo em uma empresa que tenha relação com as atividades associadas à área de qualidade, tomando como base as políticas pré-estabelecidas pela empresa.
É papel do analista de qualidade identificar falhas que possam ocorrer dentro de uma empresa e, mais do que isso, esse profissional deve oferecer meios para que essas falhas sejam corrigidas.
Confira abaixo algumas atividades que estão sob a responsabilidade de um analista de qualidade:
• Formular relatórios relacionados ao desempenho da empresa;
• Instruir as demais áreas sobre os assuntos relacionados à qualidade;
• Elaborar manuais de: qualidade, organização, políticas, padronização, procedimentos;
• Identificar não conformidades;
• Acompanhar procedimentos em andamento, visando sempre manter a qualidade do processos;
• Elaborar, acompanhar e monitorar todos os indicadores de qualidade.

Esse profissional deve ter em mente que uma empresa precisa de todos os setores trabalhando em unidade para obter o êxito em qualidade, para isso ele precisa ter uma boa comunicação com todos os setores da empresa, assim conhecerá as falhas e proporá solução de forma mais eficaz, isso evitará que o setor e, consequente, a empresa entre em não conformidades.”

            Vimos que no geral, os conceitos sobre o Analista da Qualidade são bem parecidos. Mas agora darei o meu ponto de vista prático.

Eu trabalho como Analista da Qualidade em uma Metalúrgica de fundição, certificada ISO 9001 desde 2001, com mais de 180 funcionários.
A fim de contextualizar a estrutura da empresa, irei descrever algumas situações. A empresa possui uma série de produtos (mais de 8000 códigos de peças cadastradas no sistema), que de acordo com a Curva ABC, o PCP estabelece quais produtos possuem mais fluxo de saída e devem ter um estoque para atender os clientes à pronta-entrega. Desta forma, há pedidos na fábrica que são para estoque e outros que possuem pedidos associados. Os lotes que possuem pedido associado são tratados como prioridade (P1). A fundição de peças contempla as seguintes etapas como processos:
1 – Modelaria: faz os modelos (geralmente de madeira), que representam o perfil da peça. Com apenas um modelo, é possível fabricar inúmeros moldes;
2 – Moldagem: utiliza os modelos para preencher de areia, formando os moldes;
3 – Vazamento: o material (aço, ferro cromo, manganês, etc.) é preparado no forno, quando o metal líquido atingir uma temperatura adequada o material é transferido para o molde;
4 – Desmoldagem: processo no qual os moldes são quebrados para retirar as peças brutas;
5 – Rebarbação: processo de acabamento nas peças, onde são retiradas as rebarbas e há o preenchimento com solda nos pontos onde faltam material;
6 – Usinagem: processo de retirada de material, principalmente com a intenção de alinhar as peças e abrir furos (pois na fundição, as tolerâncias dimensionais não são tão finas);
Além disso, há os processos de apoio, como Controle da Qualidade, Expedição, Almoxarifado, Aquisição, PCP, Engenharia, RH, Vendas, etc.

Agora que temos condição de visualizar a complexidade da organização, irei descrever as minhas atividades, enquanto Analista da Qualidade:


·         CONTROLE DOS REQUISITOS DA NORMA ISO 9001: uma das atividades fundamentais do SGQ, pois verifica-se quais os requisitos que a organização atende e quais itens que devem  ser  adequados. Não é uma atividade muito visível pois funciona no estilo PDCA, ou seja, executamos automaticamente de acordo com o fluxo das atividades;
·         CONTROLE DE DOCUMENTOS: controle das revisões dos documentos, controle de distribuição de cópias, emissão ou revisão, controle de armazenamento e descarte;
·         CONTROLE DE AÇÕES CORRETIVAS OU PREVENTIVAS: acompanhamento da implantação das ações, verificação da eficácia das ações, análise de causa das não conformidades;
·         CONTROLE DE RECLAMAÇÕES: condução das análises das reclamações dos clientes;
·         AUDITORIAS INTERNAS: auxilio ao auditor líder para elaborar o plano da Auditoria Interna. Acompanhamento das auditorias. Condução das Não conformidades, observações e oportunidades de melhoria registradas nas auditorias;
·         AUDITORIAS EXTERNAS: Acompanhamento das auditorias e condução das não conformidades, observações e oportunidades de melhoria registradas nas auditorias;
·         INDICADORES DA QUALIDADE: Compilação dos dados referentes aos indicadores da Qualidade, elaboração e distribuição dos gráficos;
·         ANÁLISE DOS PROCESSOS: elaboração de análises em processos, tais como análise de fluxo, análise de lead time, análise de histórico de não conformidades e reclamações, análise dos indicadores da qualidade;
·         PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: estabelecer junto ao supervisor da área, os objetivos do SGQ previstos para serem alcançados em um determinado período;
·         INTEGRAÇÕES/TREINAMENTOS: ministrar treinamentos e apresentações aos colaboradores da organização, apresentando a política e diretrizes da Qualidade, esclarecendo sobre as atividades do SGQ na organização e descrevendo os conceitos da norma ISO 9001;

Estas acabam sendo minhas principais atribuições na organização, porém ainda existem as chamadas pró-atividades, que o analista pode fazer em paralelo a estas tarefas mencionadas à cima, tais como:
- Planejar, executar e controlar programas de melhoria;
- Participar das ações de segurança da empresa: CIPA, SIPAT, Inspeções de Segurança;
- Entre outras.


Mesmo tendo tantas atribuições, o analista não poderá alcançar seu objetivo (de melhorar continuamente a organização) sozinho. Para que uma empresa melhore seu Sistema de Qualidade é preciso que cada colaborador faça sua parte e entenda a importância da MELHORIA na organização.

Um comentário:

  1. Muito boa sua análise, sou analista e você expressou exatamente o dia a dia da profissão!

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